Sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Rios da Bacia do Muriaé, Doce e Velhas causam transbordamento em três municípios e atingem cota de alerta em outras seis cidades de MG e RJ




O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou nesta sexta-feira, dia 24/01, que o rio Carangola no município de Porciúncula (RJ) transbordou às 8h15 da manhã, atingindo a cota de 4,65 metros. Indicou ainda que a previsão é que as águas sigam subindo nas próximas horas. O mesmo rio também está em elevação no município de Carangola (MG). Nesta manhã, o sistema de monitoramento registrou a cota de 3,63 metros, 27 cm de atingir cota de inundação.

Nível do rio Carangola em Porciúncula atingiu cota de inundação nesta manhã


Em Patrocínio do Muriaé (MG), outro município monitorado no período de chuvas pela CPRM, o rio Muriaé atingiu cota de alerta. Está na cota de 4,57 metros e próximo a atingir a cota de inundação de 5 metros. Em Cardoso Moreira (RJ), o rio Muriaé registra a cota de 5,86 metros. O rio Muriaé também está subindo em Itaperuna (RJ).

Inundação em Porciúncula. Registro Flávio Lannes/CPRM


Conforme explica o engenheiro da CPRM, Marcos Salviano, a alta dos rios Muriaé e Carangola foi causada por chuvas intensas, com valores observados superiores a 80mm em Minas Gerais nas cabeceiras da bacia. Modelos de previsão climática indicam uma grande possibilidade de ocorrência de chuvas intensas na madrugada de sexta para sábado. Nas próximas horas, será divulgado novo Boletim de Monitoramento e Previsão dos Níveis do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Muriaé (SAH-Muriaé).

BACIA DO RIO DAS VELHAS – Também em Minas Gerais, outra bacia hidrográfica está sendo impactada pelas fortes chuvas. Em raposos (MG), o rio das Velhas transbordou e atingiu a cota de 7,27 metros, bem acima da cota de inundação de 6m. Em Rio Acima, outro município mineiro que é banhado pelo rio das Velhas, a cota de inundação de 5.30 metros foi atingida pela manhã, o rio continuou subindo e está na cota de 7,72 metros.




BACIA DO RIO DOCE –O município de Ponte Nova (MG) também tem previsão de atingir a cota de inundação por volta das 22h. O nível do rio Piranga está na cota de 2,80m, onde a cota de inundação é atingida aos 3,30m. O mesmo está ocorrendo no município de Nova Era (MG). O rio Piracicaba está subindo e nas próximas horas pode chegar ao nível de 3,90m, próximo a cota de inundação de 4,70m.

Os Sistemas de Alerta Hidrológico implantados e operados pela CPRM tem o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), através de aporte de recurso para operação das estações telemétricas que compõem os Sistemas, as quais fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência - RHNR.


Acesse o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do Rio Muriaé.


Acesse o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do Rio das Velhas.


Acesse o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do Rio Doce.


Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
asscomdf@cprm.gov.br
janis.morais@cprm.gov.br
(51) 3406-7361


  • Imprimir