Sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Rede LAMIN lança Programa de Ensaios de Proficiência

Acondicionamento das amostras para envio aos participantes do PEP, pelo Analista Paulo C. Brabo, Coordenador Técnico Alexandre L.A. Santos e Coordenadora da RMRS Marilia Rodrigues. O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) através da Rede LAMIN, em parceria com a Rede Metrológica do Rio Grande do Sul (RMRS) iniciou no último dia 09/11/2020 mais uma rodada do Programa de Ensaio Proficiência (PEP) para Compostos Orgânicos Voláteis e Acrilamida em água.

Coordenadora da qualidade Élida M.G. Posidente Teixeira e a Coordenadora da RMRS Marilia Rodrigues. As amostras do PEP foram preparadas no Laboratório de GC-MS/HPLC do Rio de Janeiro, com a participação do Analista em Geociências Paulo Carvalho Brabo, do Coordenador Técnico Alexandre Luiz Azevedo dos Santos, da Coordenadora da Qualidade da Rede LAMIN Élida M.G. Posidente Teixeira e da Coordenadora de Ensaios de Proficiência da RMRS Marilia Rodrigues. A RMRS é uma instituição acreditada pela CGCRE (INMETRO) como Provedora de Ensaios de Proficiência e esta parceria entre o SGB-CPRM e a RMRS começou em 2014.

O programa tem alcance nacional e conta com 18 laboratórios participantes de diversos estados. O objetivo é verificar a performance dos métodos analíticos empregados por estes laboratórios através de tratamento estatísticos.

Assim, segue-se um rigoroso protocolo que envolve o preparo das amostras que são enviadas para os participantes sob condições de armazenamento e transporte controlados. Os participantes têm condições e prazos de análise a serem cumpridos, de forma que as amostras analisadas por todos tenham as mesmas características.

Após o recebimento dos resultados de todos os laboratórios, estes são tratados estatisticamente gerando um detalhado relatório que é então apresentado aos participantes. Neste relatório os laboratórios são classificados como proficientes ou não proficientes dependendo se seus resultados estão próximos ou não do valor alvo.

A Rede LAMIN participa do PEP realizando o preparo das amostras a serem enviadas aos participantes e garantindo a qualidade das mesmas, tanto na questão da homogeneidade quanto na estabilidade. Além disso submete-se ao programa como um dos participantes, buscando sempre confirmar a qualidade dos seus serviços.


Letícia Peixoto

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
leticia.peixoto@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

  • Imprimir