Projetos do Serviço Geológico do Brasil contribuem para o uso sustentável da água no país

Quarta-feira, 22 de março de 2023

Projetos do Serviço Geológico do Brasil contribuem para o uso sustentável da água no país

Linhas de atuação do SGB permitem uma visão ampla para subsidiar o gerenciamento de recursos hídricos do país, contando também com importantes parcerias


Trabalho em hidrologia e hidrogeologia beneficiam o uso sustentável da água no Brasil. Foto: Arquivo SGB

Há 31 anos, o dia 22 de março é dedicado mundialmente às ações de conscientização sobre a conservação, preservação e proteção do recurso natural essencial à sobrevivência e ao desenvolvimento de qualquer forma de vida, além de ser um elemento que engloba valores socioculturais e é, também, fundamental à produção de diversos bens de consumo. No dia 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO-92.

A data foi criada com o objetivo de alertar a população mundial acerca da importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. De lá para cá, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria ONU, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Neste contexto, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) tem importantes contribuições que ajudam, aos órgãos competentes, na gestão dos recursos hídricos do país, orientando o uso sustentável por meio de uma série de projetos e estudos baseados no monitoramento em águas superficiais e subterrâneas.

O trabalho do SGB referente aos recursos hídricos é desenvolvido no âmbito da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), que acumula expertise de décadas de atuação a partir de projetos e metodologias pioneiras, com destaque para o corpo profissional composto por técnicos, analistas e pesquisadores considerados de referência em hidrologia e hidrogeologia. Em números, este trabalho tem um amplo resultado: criação e operação de 17 Sistemas de Alerta Hidrológico, cerca de 350 mil poços cadastrados em relação às águas superficiais, monitoramento de aproximadamente 400 poços


Parceria com a ANA reflete em benefícios na gestão dos recursos hídricos do Brasil. Foto: Arquivo SGB

Para atender ao país de forma abrangente, o SGB tem parcerias e acordos técnicos firmados, com destaque para o trabalho desenvolvido com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), além de órgãos estaduais e distrital, em diversas unidades federativas brasileiras. Há, ainda, parcerias internacionais com instituições de outros países, como o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-americanos (ASGMI) e o Comitê Coordenador Intergovernamental dos Países da Bacia do Prata (CIC-Plata).

Além de contribuir para o uso sustentável e melhor aproveitamento dos recursos hídricos do país por meio dos estudos e projetos criados ou desenvolvidos em parcerias, o SGB tem outro importante motivo para celebrar a data: a participação na Conferência da ONU sobre Água, que tem início hoje e segue até sexta-feira (24) em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A representação será feita pela diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, que está no evento a convite da empresa Vale e ministrará palestra sobre a importância do monitoramento da água na mineração.

Em paralelo, Castilho também cumpriu agendas estratégicas articuladas pela Assessoria de Assuntos Internacionais do SGB com órgãos importantes nos EUA, como o USGS e a Organização dos Estados Americanos (OEA), para fortalecer e firmar novas parcerias.
Conheça, abaixo, os principais projetos e produtos desenvolvidos pelo SGB para o aprimoramento do conhecimento quali-quantitativo dos recursos hídricos do país.


Rede Hidrometeorológica Nacional

O Serviço Geológico do Brasil é responsável pela operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), de responsabilidade da ANA. O SGB executa a instalação, manutenção e operação contínua das 4.200 estações de monitoramento hidroclimatológico que integram a rede básica nacional, com a coleta de dados realizada por 3.500 observadores hidrológicos. As informações são disponibilizadas por meio do Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) da ANA e os dados são utilizados para dimensionamento de estruturas hidráulicas diversas, que permitem o aproveitamento dos recursos hídricos como abastecimento humano, agricultura e geração de energia.

Saiba mais sobre o trabalho aqui

Sistema de Alerta de Eventos Críticos

A plataforma Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) disponibiliza, em tempo real, todas as informações produzidas pelo Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do SGB. Atualmente, o SGB mantém em funcionamento contínuo 17 sistemas, distribuídos nas principais bacias hidrográficas brasileiras, beneficiando mais de sete milhões de pessoas. São boletins de monitoramento e alerta que contêm previsões de níveis dos rios, dados de chuva e níveis dos principais rios das bacias monitoradas. Essas informações são de suma importância e permitem que órgãos responsáveis, instituições públicas e privadas e cidadãos possam tomar decisões que ajudem a população em situações de desastres naturais.

Saiba mais sobre o trabalho aqui

Sistema de Informações de Águas Subterrâneas

O Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS) é formado por uma base de dados de poços e de módulos capazes de realizar consultas, pesquisas, extração e geração de relatórios. Atualmente, o sistema possui cerca de 350 mil poços cadastrados. Desenvolvido e mantido pelo SGB, a partir do mapeamento e pesquisa hidrogeológica, o SIAGAS permite a gestão adequada da informação e sua integração com outros sistemas. O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) recomendou a adoção do SIAGAS pelos órgãos gestores estaduais e da ANA, como base nacional compartilhada para armazenagem, manuseio, intercâmbio e difusão de informações sobre águas subterrâneas.

Saiba mais sobre o trabalho aqui

Rede Integrada de Monitoramento de Água Subterrânea

A Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS) projetada, instalada e operada pelo SGB, desde 2012 tem como objetivo ampliar a base do conhecimento hidrogeológico dos aquíferos brasileiros e acompanhar as alterações espaciais e temporais na qualidade e quantidade das águas subterrâneas, para fins de gestão integrada de recursos hídricos.

Recentemente, a ANA, em continuidade a parceria em operação de redes, adensando poços de monitoramento à RIMAS, no SAU (Sistema Aquífero Urucuia). Nessa integração, o SGB é responsável pela implantação e operação das redes nacionais hidrometeorológicas, telemétricas, de qualidade de água e sedimentométricas da ANA. O SGB também faz o monitoramento dos níveis em açudes. Atualmente, a rede conta com cerca de 400 poços distribuídos pelos 30 aquíferos mais relevantes do país.

Saiba mais sobre o trabalho aqui

Rede de Laboratório de Análises Minerais

Sob responsabilidade da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG) do SGB, a Rede de Laboratórios de Análises Minerais (Lamin) do SGB realiza determinações químicas específicas em rochas, solos, sedimentos de corrente e descrições petrográficas, além de estudos fossilíferos, biológicos e de certificação de águas minerais. O Lamin é o único laboratório do Brasil com certificado para analisar toda a água mineral do país.

Saiba mais sobre o trabalho aqui

Portal da Água Mineral

O SGB lançou, em 2021, o Portal da Água Mineral onde o consumidor pode obter informações precisas, completas e seguras sobre a origem do produto, composição, qualidades, benefícios e outras informações de interesse. A plataforma foi elaborada pela DIG e, além do consumidor, concentra informações voltadas às empresas do setor.

Saiba mais sobre o trabalho aqui

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir