Projeto do SGB-CPRM é premiado no 3º Fórum de Mineração e Agregados

Quinta-feira, 01 de dezembro de 2022

Projeto do SGB-CPRM é premiado no 3º Fórum de Mineração e Agregados

A apresentação esteve entre as três melhores da Mostra de Trabalhos Acadêmicos e Científicos do Fórum

Daiane Flora Hammes e Simone Zwirtes, autoras do projeto, apresentam o seu trabalho durante o 3º Fórum De Mineração E Agregados

O estudo ‘Materiais de Construção da Região de Pelotas, Rio Grande e Entorno (RPG)', do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), foi contemplado com um prêmio de R$ 2 mil reais e garantiu uma certificação especial de participação no 3º Fórum De Mineração E Agregados (FMA), entregues aos três melhores trabalhos expostos no evento. A congratulação ocorreu no dia 24 deste mês, durante o próprio FMA, que foi sediado no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre (RS).

A boa conceituação concedida pela Comissão Avaliadora da Mostra de Trabalhos Acadêmicos e Científicos do Fórum garantiu, ainda, que a pesquisa tenha os seus artigos divulgados pela Assessoria de Imprensa do Sindibritas. Além disso, o resumo do estudo será publicado no Infobritas e na Revista Areia e Brita, de circulação nacional.

De autoria das geocientistas do SGB-CPRM Daiane Flora Hammes e Simone Zwirtes, o projeto apresentado objetiva oferecer informações sobre a disponibilidade de areia, brita, argila, saibro e rocha ornamental nos municípios gaúchos de Pelotas e Rio Grande, e nas suas proximidades. Os dados são direcionados, sobretudo, aos empresários do setor mineral e à comunidade técnico-científica, mas também estão voltados para a sociedade em geral.

A pesquisa sobre a disponibilidade de insumos foi apresentada de forma oral e em pôster durante o 3º FMA, com a exposição conduzida por suas autoras. “É motivador termos o reconhecimento e o retorno positivo de avaliadores científicos e mineradores que ressaltaram a importância e aplicabilidade do estudo para o setor de mineração de agregados. Evidenciaram, ainda, a importância de estender o projeto para as demais áreas do estado do Rio Grande do Sul”, disse Daiane sobre o prestígio dado ao seu projeto no evento.

Confira o trabalho premiado aqui

Amanda Rosa
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir