Quarta-feira, 04 de novembro de 2020

Prevenção de desastres: atuação do SGB será destaque em evento do MCTI

A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Alice Castilho, participa nesta quarta-feira (04), às 17 horas, do workshop promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em alusão ao Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A gestora apresentará o trabalho desenvolvido pelo SGB em território nacional em relação à prevenção de desastres naturais, que é o tema de hoje das palestras viabilizadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O evento acontece on-line, desde o início da manhã, com transmissão pelo canal do MCTI no YouTube.

O objetivo do Mês Nacional de CTI é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades da área, valorizando a criatividade, a atitude científica, a inovação e a comunicação. Na programação do Cemaden, prevista para iniciar às 9h e se estendendo até às 20h, os temas a serem abordados serão os avanços científicos e inovações no monitoramento e nas pesquisas aplicadas do Cemaden nas áreas de geodinâmica e hidrometeorológicas, além dos avanços científicos nas parcerias institucionais e cooperações técnico-científicas.

Nesta perspectiva, Alice Castilho vai apresentar as áreas de atuação do SGB-CPRM na prevenção de desastres no território nacional, abordando o histórico de evolução das ações e os avanços metodológicos e tecnológicos. A relação entre as duas instituições se dá pela identificação do SGB das áreas de risco que devem ser monitoradas pelo CEMADEN, e a identificação e monitoramento de previsões dos alertas de inundações de diferentes áreas do pais.

Além da diretora do SGB-CPRM, participam do workshop: Regina Alvalá, diretora-substituta e coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden; Armin Augusto Braun – diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad); Jorge Pimentel – pesquisador da área de mapeamento geológico-geotécnico de barragens, túneis e áreas de risco, trabalhou 27 anos no SGB-CPRM; Vinícius Roman – coordenador de Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas; Cláudio Stenner – coordenador de Geografia e Meio Ambiente do IBGE


Para mais informações sobre a programação, clique aqui

Para acessar a palestra,clique aqui

Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
leticia.peixoto@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
  • Imprimir