Terça-feira, 11 de junho de 2019

Potencial de uso em condicionamento e remineralização de solos das rochas vulcânicas do Grupo Serra Geral é tema de estudo da CPRM

 Magda Bergmann no Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia
O trabalho GRUPO SERRA GERAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: AGROMINERAIS PARA USO EM REMINERALIZAÇÃO E CORREÇÃO DE SOLOS foi apresentado pela pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Magda Bergmann na sessão Recursos Minerais e Energéticos, do Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia, realizado entre os dias entre os dias 26 e 30/05, em Bento Gonçalves.

O estudo apresenta as rochas vulcânicas do Grupo Serra Geral (GSG), caracterizadas quanto ao potencial de uso em condicionamento e remineralização de solos. O trabalho tem foco nos resultados do projeto da CPRM “Agrominerais da Bacia do Paraná do Rio Grande do Sul” e divulga a atuação da empresa no segmento dos agrominerais.

Segundo a geóloga, como as rochas do Grupo Serra Geral se estendem sobre toda a região Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste, a pesquisa pode ter desdobramentos em outras áreas do país, em especial nas regiões de agricultura extensiva nos próprios terrenos Serra Geral, em SC, PR, no oeste de SP, e em regiões mais restritas, em GO e MT. “O enfoque de rochas como agrominerais, de aplicação de pó de rocha em solos e não destinados a adubos solúveis é ainda relativamente novo no meio geológico, que estão mais habituados a tratar como recursos econômicos os minerais metálicos ou os materiais destinados à construção civil”, avalia.

Entre os resultados apontados está a possibilidade de uso de zeolitas, mineral comum no preenchimento de cavidades nas rochas vulcânicas do Grupo Serra Geral e que são abundantes no RS, podem ser empregadas para reter compostos nitrogenados derivados da suinocultura, dentre outros usos.

Magda é co-autora do trabalho PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA ZONEAMENTO AGROGEOLÓGICO DAS ROCHAS DO GRUPO SERRA GERAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, de Ana Cláudia Viero e Andrea Sander, também exposto no IX SSBG.



Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.