Pesquisas do Serviço Geológico do Brasil poderão subsidiar trabalho da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável

Quinta-feira, 23 de março de 2023

Pesquisas do Serviço Geológico do Brasil poderão subsidiar trabalho da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável

Diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Paulo Romano, acompanhou, nesta quarta-feira (22), lançamento da FPMin na Câmara dos Deputados


Paulo Romano, diretor da DGM SGB, ao lado do deputado  Zé Silva, que preside a Frente FPMin

O conhecimento geológico gerado a partir de estudos e pesquisas do Serviço Geológico do Brasil (SGB) poderão subsidiar trabalhos da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin). Lançada nesta quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados, a FPMin objetiva inserir a mineração na pauta prioritária do Congresso Nacional e incentivar a construção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável do setor. O SGB foi representado no evento pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB, Paulo Romano, e pelo consultor técnico especializado Marcio Remédio.

A atuação da Frente será fundamentada por pesquisas especializadas, realizadas no Brasil e no mundo. Nesse sentido, o SGB poderá contribuir, fornecendo informações que auxiliem na descoberta e na gestão pública de recursos minerais, de modo a impulsionar o setor produtivo, conforme destaca o diretor da DGM, Paulo Romano.

“A pauta nobre do Serviço Geológico é sua própria missão: gerar e difundir conhecimento. Foi mencionada, durante o lançamento, a importância do SGB como vetor para fornecer conhecimentos geológicos de qualidade. Conhecimento local, regional e para discussão de linhas estratégicas”, ressaltou.

No evento de lançamento, o presidente da FPMin, deputado Zé Silva, destacou a necessidade de se ampliar o mapeamento geológico no Brasil. “É preciso investir em ciência, pesquisa e conhecimento geológico brasileiro”, enfatizou o parlamentar, pontuando ainda que as riquezas minerais do país precisam ser mapeadas para uso estratégico.


 Representantes do SGB prestigiam lançamento da frente FPMin

MINERAIS ESTRATÉGICOS - O presidente da Frente ressaltou que a produção de lítio (mineral estratégico para a transição energética) no Vale do Jequitinhonha “se desenvolveu porque o conhecimento geológico permitiu”. Os estudos para identificação de áreas favoráveis à exploração do minério foram iniciados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Paulo Romano enfatizou que fazem parte da agenda estratégica do SGB projetos relacionados aos minerais estratégicos para a transição energética e também os agrominerais (fosfato, potássio e remineralizadores de solo) para a segurança alimentar nacional e mundial.


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir