Pesquisadores participam de curso sobre ‘Seleção e Caracterização de Áreas Destinadas a Aterros Sanitários’, em Teresina (PI)

Sexta-feira, 05 de agosto de 2022

Pesquisadores participam de curso sobre ‘Seleção e Caracterização de Áreas Destinadas a Aterros Sanitários’, em Teresina (PI)

pesquisadores participam de treinamento sobre locação de áreas destinadas a aterros sanitários

O Departamento de Gestão Territorial, do Serviço geológico do Brasil (SGB-CPRM), promoveu um treinamento sobre ‘Seleção e Caracterização de Áreas Destinadas a
Aterros Sanitários’. O objetivo do curso foi capacitar pesquisadores em locação de aterros sanitários. O treinamento aconteceu na Unidade Regional de Teresina (RETE), de 01 a 05 de agosto.

No total, 21 pesquisadores participaram do treinamento, cuja finalidade é disseminar uma metodologia de trabalho, desenvolvida ao longo de mais de 20 anos de experiência do SGB-CPRM, sobre indicação de áreas para locação de aterros sanitários, tendo como destaque as regiões norte e nordeste. A metodologia também contempla diversos municípios brasileiros.

O curso foi ministrado pelos pesquisadores Homero Reis de Melo Junior e Almir Costa
Conceição, da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial de Belém (GEHITE-BE), e José Luiz Marmos, da GEHITE/ Manaus. O treinamento foi dividido em teoria e prática, sendo que as atividades de campo foram desenvolvidas no município de União - cerca de 60 km de distância da capital Teresina (PI).

De acordo com o geólogo Gilberto Pereira, chefe do SGB-CPRM, no estado do Piauí, os municípios indicados para realização da ação: União, Santa Cruz dos Milagres, Socorro do Piauí, Lagoa Alegre e São Miguel do Tapúio, integram um projeto piloto que trará subsídios para diagnósticos, e sugestões para o acondicionamento, coleta, e transporte dos resíduos
sólidos - nos municípios piauienses.

Para o pesquisador Diogo Rodrigues, chefe do DEGET, “treinamentos e discussões -como os que estão acontecendo em Teresina - são fundamentais para a passagem do conhecimento aos colegas de outras unidades, bem como para a padronização dos procedimentos técnicos, possibilitando a elaboração de um produto de alta qualidade, que tenha a cara do SGB-CPRM”, avaliou.

Asscom
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir