Museu em Movimento promove mostra para bebês

Terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Museu em Movimento promove mostra para bebês

Com o intuito de despertar a curiosidade do público infantil para as geociências, foram desenvolvidas atividades lúdicas, como oficinas de massinha, contação de histórias e brinquedos educativos


Exposição de réplicas de fósseis foi uma das atrações que despertaram a curiosidade dos pequenos

O Museu de Ciências da Terra (MCTer), por meio do projeto de itinerância ‘Museu em Movimento’, iniciou as atividades de 2023 com a proposta de estimular, desde a primeira infância, o interesse dos pequeninos para as diversas áreas das Geociências. A mostra ‘Ciências para Bebês’ aconteceu no Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no último domingo (29), e contou com um público de 250 pessoas, incluindo crianças de seis meses a três anos de idade.

De acordo com a coordenadora de Difusão Cultural do Museu, Denise Assis, a mostra tem o objetivo de aumentar a percepção dos pequenos para a área científica. Ela explicou que a abordagem pedagógica foi desenvolvida com base no engajamento da divulgação científica. “As crianças tiveram a oportunidade de aprender brincando. Tivemos oficinas de massinha, contação de histórias, brinquedos lúdicos e mostra com réplicas de fósseis. Todas essas atividades aguçam de forma natural a curiosidade deles por temas importantes para a evolução da nossa história”, completou Denise.


Oficina de massinha com bichinhos pré-históricos

Seguindo a premissa de inclusão para pessoas que não têm acesso a museus, em 2022, o projeto Museu em Movimento atendeu mais de 16 mil , em ambientes diversos, como praças, parques e escolas públicas.

Para Luciane Correia, professora da UFRJ, a parceria entre ambas instituições é importante para a difusão do saber. “O acervo do MCTer abarca um conhecimento científico de bilhões de anos, é um material riquíssimo que a maior parte das pessoas não têm acesso. É fundamental apresentar e construir esse elo com um público tão jovem, para que cresçam com a consciência de que é preciso cuidar do nosso planeta”, avaliou.


O Museu em Movimento

Criado em dezembro de 2018, o projeto de itinerância do Museu tem a finalidade de democratizar o acesso às geociências, levando o acervo, memória e patrimônio do MCTer a escolas e comunidades periféricas do Rio de Janeiro.

Conheça mais sobre o MCTer e o projeto Museu em Movimento aqui.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM)
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir