Quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Museu de Ciências da Terra realiza atividades lúdicas em comemoração ao Dia das Crianças

 A atividade na Escola Cachinhos de Ouro contou com contação de história, dinâmicas e conteúdos sobre as Ciências da Terra
Em comemoração ao Dia das Crianças, a Biblioteca e o Núcleo Educativo do Museu de Ciências da Terra (MCTer) realizaram atividades no Instituto Benjamin Constant (IBC) e na Escola Cachinhos de Ouro, localizada no Escritório do Rio de Janeiro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A ação teve como objetivo promover e valorizar a leitura como fonte de informação, prazer e entretenimento. Os profissionais do MCTer, por intermédio do Projeto “Museu em Movimento”, propagaram o conhecimento geocientífico às crianças de ambas as instituições, por intermédio de informações sobre dinossauros e Geologia, a partir de literatura infantil com ações lúdicas e interativas.

 Alunos do IBC durante atividade sobre dinossauros. O avental de histórias foi um dos instrumentos lúdicos utilizados para disseminar o conhecimento.
No dia 09/10, os estudantes do ensino fundamental do IBC, que possuem pouca ou nenhuma visão, interagiram com as histórias contadas pelos profissionais, onde eles puderam conhecer detalhes da forma física dos animais a partir do tato. Eles também puderam compreender como ocorre a formação das rochas e quais as diversas funcionalidades e utilidades delas. Com inúmeras brincadeiras e atividades, os alunos desenvolveram histórias baseadas em itens que eles retiravam da “caixa surpresa”, expandindo assim a criatividade e participação.

 Alunos realizando atividades táteis com um dinossauro de brinquedo
No dia 11/10, foi a vez dos alunos da educação infantil, de zero a cinco anos, da Escola Cachinhos de Ouro participarem de atividades em celebração ao Dia das Crianças. Os estudantes ouviram histórias e interagiram com conteúdos sobre Paleontologia e Geologia de forma lúdica. Além disso, trabalharam conceitos de reciclagem e cuidado com a natureza a partir da reutilização de papelão e pregadores para a confecção de um estegossauro. Os alunos participaram ainda da dinâmica da “Caixa Surpresa” em que retiravam um objeto da caixa, como minerais, rochas e dinossauros e contavam uma história sobre aquele objeto.

 Todos as crianças da creche participaram da atividade da “Caixa Surpresa”
A ação foi organizada pela bibliotecária e responsável pela Biblioteca Infantil do MCTer Amanda Paula da Silva, com apoio dos estagiários em Biblioteconomia José Gabriel e Rebecca Muriel Dias Silva. Para a organizadora dos eventos, incentivar o gosto pela leitura nas crianças é muito prazeroso. “Quando observo as reações e os olhinhos brilhando depois de ouvir uma história, fico cada vez mais certa que um dos melhores caminhos para a divulgação científica é através da formação de leitores. Uma história encanta, diverte e ensina", afirmou.

Acesse aqui a galeria de fotos da atividade no IBC!

Clique aqui para acessar a galeria de fotos da ação na Creche, localizada da CPRM.

Gabriella Arraes
Lorena Amaro
gabriella.arraes@cprm.gov.br
lorena.costa@cprm.gov.br
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil (CPRM)
(21) 2295-4641
  • Imprimir