Quarta-feira, 25 de setembro de 2019
Museu de Ciências da Terra expõe acervos na Caravana da Ciência

Segundo Filipe Modesto, pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), empresa pública responsável pela gestão do MCTer, a colaboração de diversos setores da CPRM nesse projeto do Museu tem sido uma estratégia utilizada para potencializar a troca de conhecimento com o público. Já participaram do Museu em Movimento as seguintes áreas: Divisão de Geologia Marinha (DIGEOM), Departamento de Gestão Territorial (DEGET) e a Divisão de Cartografia (DICART).
Caravana da Ciência em Realengo

Nos dias 10 e 11 de setembro, mais de 400 estudantes da Escola Municipal Dalva de Oliveira, localizada em Realengo, receberam a Caravana da Ciência. Os mediadores do MCTer desenvolveram com os alunos atividades envolvendo os acervos de minérios brasileiros, fósseis da Bacia do Araripe e livros da biblioteca do Museu.
A partir de mapas de suscetibilidade a movimentos de massa e inundações, cartografias desenvolvidas pela Divisão de Geologia Aplicada da CPRM, o pesquisador em Geociências do Departamento de Gestão Territorial (DEGET), Ivan Bispo, realizou uma atividade sobre áreas com propensão à ocorrência de riscos geológicos. Os estudantes também interagiram com mapas geológicos e de geodiversidade do Rio de Janeiro para conhecer a variedade litológica do estado.
Bispo destacou que a iniciativa em difundir o conhecimento geocientífico, para os alunos da rede pública de ensino, contribui de maneira positiva para a formação de cada indivíduo. “Nós, pesquisadores, ficamos muito felizes em poder participar do Projeto Caravana da Ciência e apresentar alguns dos nossos produtos. Nessas ocasiões, contamos um pouquinho sobre as experiências de campo e destacamos a importância do conhecimento geocientífico para o desenvolvimento sustentável e equilibrado da sociedade e do meio ambiente”, disse.
Caravana da Ciência em Teresópolis

Modesto destacou que a ação conjunta entre o MCTer e a Caravana da Ciência permite a divulgação constante dos acervos e das atividades educativas do Museu. “A parceria com esse Centro de Ciências Itinerante, que possui vasta experiência de divulgação científica em diferentes áreas do conhecimento, possibilita alcançar pessoas que muitas vezes não conheciam o nosso museu”, enfatizou.
Acompanhe o Museu de Ciências da Terra nas redes sociais para ficar por dentro das próximas atividades itinerantes.
- Curta a página no Facebook http://www.facebook.com/MuseudeCienciasdaTerra/
- Acesse o site: http://mcter.cprm.gov.br/
Lorena Amaro
Pedro Henrique Santos
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
lorena.costa@cprm.gov.br
pedro.pereira@cprm.gov.br
(21) 2295-4641