Quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Museu de Ciências da Terra expõe acervos na Caravana da Ciência

Estudantes de escola municipal de Realengo conheceram os mapas geológicos
e de geodiversidade do estado do Rio de Janeiro produzidos pela CPRM 
Em parceria com a Caravana da Ciência, o Museu de Ciências da Terra (MCTer) promoveu duas exposições neste mês de setembro. Ao todo, 3.757 pessoas participaram das atividades, que contaram com acervos de minerais, rochas, fósseis e livros. Essas ações fazem parte do Projeto Museu em Movimento do MCTer, cujo objetivo busca divulgar o conhecimento geocientífico por intermédio da itinerância. As exposições ocorreram em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, e em Teresópolis, região serrana do estado.

Segundo Filipe Modesto, pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), empresa pública responsável pela gestão do MCTer, a colaboração de diversos setores da CPRM nesse projeto do Museu tem sido uma estratégia utilizada para potencializar a troca de conhecimento com o público. Já participaram do Museu em Movimento as seguintes áreas: Divisão de Geologia Marinha (DIGEOM), Departamento de Gestão Territorial (DEGET) e a Divisão de Cartografia (DICART).

Caravana da Ciência em Realengo

 Ivan Bispo, pesquisador da CPRM, apresentou produtos cartográficos e equipamentos usados em atividades de campo, como bússola, martelo e hipsômetro
Nos dias 10 e 11 de setembro, mais de 400 estudantes da Escola Municipal Dalva de Oliveira, localizada em Realengo, receberam a Caravana da Ciência. Os mediadores do MCTer desenvolveram com os alunos atividades envolvendo os acervos de minérios brasileiros, fósseis da Bacia do Araripe e livros da biblioteca do Museu.

A partir de mapas de suscetibilidade a movimentos de massa e inundações, cartografias desenvolvidas pela Divisão de Geologia Aplicada da CPRM, o pesquisador em Geociências do Departamento de Gestão Territorial (DEGET), Ivan Bispo, realizou uma atividade sobre áreas com propensão à ocorrência de riscos geológicos. Os estudantes também interagiram com mapas geológicos e de geodiversidade do Rio de Janeiro para conhecer a variedade litológica do estado.

Bispo destacou que a iniciativa em difundir o conhecimento geocientífico, para os alunos da rede pública de ensino, contribui de maneira positiva para a formação de cada indivíduo. “Nós, pesquisadores, ficamos muito felizes em poder participar do Projeto Caravana da Ciência e apresentar alguns dos nossos produtos. Nessas ocasiões, contamos um pouquinho sobre as experiências de campo e destacamos a importância do conhecimento geocientífico para o desenvolvimento sustentável e equilibrado da sociedade e do meio ambiente”, disse.

Caravana da Ciência em Teresópolis

 Pesquisador em Geociências, Filipe Modesto, expôs os acervos do MCTer aos visitantes da exposição Entre os dias 17 e 20 de setembro, foi a vez da cidade de Teresópolis receber a Caravana da Ciência. Mais de 3.300 pessoas de 33 escolas públicas e privadas visitaram o Centro de Ciências Itinerante e interagiram com o acervo de fósseis, minerais e rochas do Museu de Ciências da Terra. A ação foi realizada na Praça Olímpica Luís de Camões com a carreta adaptada, incluindo o planetário inflável e exposições interativas. A iniciativa da exposição em Teresópolis foi das Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia e de Educação.
Modesto destacou que a ação conjunta entre o MCTer e a Caravana da Ciência permite a divulgação constante dos acervos e das atividades educativas do Museu. “A parceria com esse Centro de Ciências Itinerante, que possui vasta experiência de divulgação científica em diferentes áreas do conhecimento, possibilita alcançar pessoas que muitas vezes não conheciam o nosso museu”, enfatizou.

Acompanhe o Museu de Ciências da Terra nas redes sociais para ficar por dentro das próximas atividades itinerantes.

- Curta a página no Facebook http://www.facebook.com/MuseudeCienciasdaTerra/
- Acesse o site: http://mcter.cprm.gov.br/

Lorena Amaro
Pedro Henrique Santos
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
lorena.costa@cprm.gov.br
pedro.pereira@cprm.gov.br
(21) 2295-4641
  • Imprimir