Segunda-feira, 01 de abril de 2019

Museu de Ciências da Terra e Caravana da Ciência levam exposição itinerante a Macuco (RJ)

 Parceria entre o MCTer e Caravana da Ciência atraiu inúmeros visitantes
A Praça Professor João Brasil, no município de Macuco, Rio de Janeiro, recebeu a Caravana da Ciência, entre os dias 26 e 28 de março. Em parceria e a convite da organização do evento, o Museu de Ciências da Terra (MCTer) levou uma mostra interativa para a divulgação científica e ensino de Ciências da Terra, Geologia e Paleontologia. O objetivo do projeto é oferecer aos visitantes um contato lúdico e dinâmico com a ciência em um ambiente informal, aliando entretenimento e aprendizado. Réplicas de dinossauros e fósseis, meteoritos, minerais e animais peçonhentos fizeram parte dos itens expostos.

 Equipe mediadora do MCTer apresentou amostras do acervo do Museu
Essa ação integra o calendário de exposições itinerantes promovidas pelo MCTer, no âmbito do projeto Museu em Movimento de 2019. Segundo a gestora do Museu, Nathalia Roitberg, a experiência em Macuco foi um marco na inauguração do programa de itinerância. “Atendemos um público diverso, de todas as idades, pessoas com deficiência e educação de jovens e adultos (EJA). A demanda social pelo contato com as Ciências da Terra foi percebida por todos os envolvidos e tivemos a oportunidade de contribuir na formação dos professores do município”, ressaltou Nathalia.

Quem visitou a exposição pôde conferir o planetário inflável, o Girotec (giroscópio humano que desafia o equilíbrio do participante e simula ausência de gravidade) e os jogos e experimentos científicos interativos. Esses materiais fazem parte da Caravana da Ciência. O Centro de Ciências Itinerante da Fundação CECIERJ - com quem o MCTer está formalizando um acordo de cooperação - que percorre diversos municípios do Rio de Janeiro disseminando a ciência e tecnologia.

 Amostras do acervo do Museu de Ciências da Terra em exposição Conforme Nathalia explicou, tanto a Fundação CECIERJ quanto o Museu possuem uma finalidade inclusiva nas ações de divulgação científica. Assim, este acordo de cooperação institucional formalizará o trabalho conjunto das equipes. “A atuação se dará nas atividades itinerantes da Caravana da Ciência e, possivelmente, em outros espaços educativos do estado do Rio de Janeiro. Promoveremos oficinas interativas geocientíficas para escolas, museus, praças e instituições”, completou Nathalia.

A gestora do Museu destacou também a importância desta parceria para o MCTer: “A Caravana da Ciência já atingiu 500 mil pessoas desde sua inauguração (2007) e tornou-se um dos museus itinerantes mais conhecidos do país”.

Na data da abertura (26), a exposição contou com a presença do prefeito de Macuco, Bruno Boaretto. Já no dia (27), a secretária municipal de Educação, Luciana Becker, também visitou o evento.

Acesse a galeria de fotos, clique aqui!



 Alunos do município visitaram a exposição e conheceram mais sobre Ciência
Lorena Amaro
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
lorena.costa@cprm.gov.br
(21) 2295-464

  • Imprimir