Monitoramento de Águas Subterrâneas é pauta de Congresso em São Paulo

Quarta-feira, 03 de agosto de 2022

Monitoramento de Águas Subterrâneas é pauta de Congresso em São Paulo

Daniela Tokunaga e Clyvihk Camacho conduziram o debate sobre uso da tecnologia no monitoramento de aquíferos

A manhã do segundo dia do XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas começou com debate sobre o uso da tecnologia no monitoramento de aquíferos. Os pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Daniele Tokunaga e Clyvihk Camacho, conduziram as apresentações sobre o assunto.

Clyvihk deu início a sua fala apresentando a Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (Rimas), que é conduzida pelo SGB-CPRM e mantém 409 poços de monitoramento dedicados - analisando os mais importantes aquíferos pelo Brasil, com dados quantitativos e qualitativos sobre o nível dos rios, de hora em hora.

O pesquisador seguiu apresentando os dados fornecidos a partir das missões espaciais Gravity Recovery & Climate Experiment (Grace e Grace-FO) da NASA. As missões mantêm dois satélites em órbita, que monitoram os movimentos de massa e possibilitam uma análise mais eficaz sobre as águas superficiais, águas no solo e água subterrânea.

“A aplicação da inteligência artificial, chamada de ‘Aprendizado Profundo de Máquina’, é uma maneira de aprender representações a partir de dados – e que tem demonstrando grande poder para a previsão e espacialização do comportamento das águas subterrâneas”, destacou Clyvihk.

O especialista finalizou sua participação apresentando uma nova metodologia de monitoramento que integra os dados da Rimas e os dados Grace e que, com o uso de modelos de inteligência artificial, podem gerar dados mais acertados sobre o total de água subterrânea em determinadas regiões a partir do cruzamento com o total de água armazenada. Os primeiros resultados com o uso dessa metodologia já foram registrados nos aquíferos do Urucuia e do Bauru-Caiuá.

David Teles Ferreira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir