Sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Mapa de Geodiversidade do Estado do Rio de Janeiro mostra a evolução geológica do território fluminense

Cumprindo mais uma vez o papel institucional de subsidiar o Estado Brasileiro na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, o Serviço Geológico do Brasil SGB/CPRM disponibiliza para a sociedade o kit Geodiversidade do Estado do Rio de Janeiro. A obra contém o livro, o SIG e o mapa de geodiversidade do estado. O material está disponível para consulta e download no site do RIGEO.

A obra dá continuidade a uma série de publicações do departamento de Gestão Territorial da empresa, e foi organizada pela equipe de pesquisadores Marcelo Eduardo Dantas, Juliana Maceira Moraes, Marcelo Ambrósio Ferrassoli, Marcelo de Queiroz Jorge, Victor Augusto Hilquias e coordenada pela chefe da Divisão de Gestão Territorial, Maria Angélica Barreto Ramos.

A chefe do Departamento de Gestão Territorial , Maria Angélica Barreto Ramos, explica que esse trabalho tem uma abordagem multidisciplinar, que envolve profissionais de diversificadas formações em geociências, oferecendo compreensão e recomendação integradas sobre o complexo físico da paisagem, envolvendo os elementos abióticos para o planejamento territorial ambiental de diferentes recortes do território brasileiro.

A diretora Alice Castilho destaca o complexo trabalho de toda a equipe na preparação e execução do mapeamento. “O Brasil é detentor de riquíssima geodiversidade. Com base nessa premissa, a abordagem da temática envolve uma análise integrada entre a geologia, a geomorfologia e a pedologia, num enfoque genuinamente geossistêmico. O Serviço Geológico do Brasil – SGB-CPRM sente-se honrado em contribuir, com o esforço e o conhecimento dos seus pesquisadores, para a promoção de planos de ordenamento territorial que considerem cada vez mais a geodiversidade, não só como condicionante no planejamento e gestão de ocupação, na orientação e implementação de políticas públicas, na prevenção de desastres naturais e no auxílio às obras de infraestrutura, mas também pela existência de potenciais recursos do patrimônio geológico a preservar. A expectativa é de que essa produção científica seja capaz de abrir novas fronteiras do conhecimento, gerando valor e mais qualidade de vida para o ser humano”, destacou a diretora.

Contato de dique de diabásio de direção N45E com gnaisse facoidal da suíte Rio de Janeiro; Ponta da Joatinga, Clube Costa Brava, Rio de Janeiro (RJ) A obra aborda características amplas do estado, como a evolução geológica do território fluminense, a metodologia, estruturação da base de dados e organização em sistema de informação geográfica, as adequabilidades/potencialidades e limitações frente ao uso e à ocupação, os processos geológico-geotécnicos das unidades geoambientais, entre outros.

Por fim, o Geodiversidade do Estado do Rio de Janeiro revela-se um excelente instrumento de gestão ambiental e planejamento territorial podendo assim, avaliar os impactos decorrentes da implantação das distintas atividades econômicas sobre o espaço geográfico, fornecendo subsídios técnicos para vários setores como: Recursos Minerais (com destaque para rochas ornamentais em Santo Antônio de Pádua, mármores para indústria cimenteira em Cantagalo e insumos para construção civil); Agricultura (com destaque para a olericultura na Região Serrana e o setor canavieiro no Norte Fluminense); Processos Geodinâmicos (com ênfase às áreas de maior suscetibilidade à ocorrência de movimentos de massa, inundações e erosão costeira); Favorabilidade hidrogeológica (com destaque para áreas de maior potencial como a bacia de Resende, os fundos de vales da Região Serrana e o aquífero Emborê, na Baixada Campista); e o formidável potencial geoturístico da Região Metropolitana, Região dos Lagos, Região Serrana e Litoral Sul Fluminense, apresentando uma grande aptidão para o turismo geocientífico.


Clique aqui para acessar


Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscom@cprm.gov.br
leticia.peixoto@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

  • Imprimir