Inclusão de gênero: Serviço Geológico do Brasil compartilha experiências em evento do MME

Segunda-feira, 27 de março de 2023

Inclusão de gênero: Serviço Geológico do Brasil compartilha experiências em evento do MME

Geóloga Stella Bijos Guimarães participa, nesta quarta (29), do I Seminário de Planejamento Estratégico para Gestão da Diversidade, Equidade e Inclusão do MME e Entidades Vinculadas




As ações do Serviço Geológico do Brasil (SGB) para impulsionar a participação de mulheres na instituição serão apresentadas durante o I Seminário de Planejamento Estratégico para Gestão da Diversidade, Equidade e Inclusão do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas. O evento será realizado nesta quarta-feira (29), a partir das 8h30, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília.

Na ocasião, o SGB será representado pela geóloga Stella Bijos Guimarães, que falará sobre as estratégias, desafios e aprendizados em relação à inclusão de gênero na empresa. Doutora em geologia, Stella é pesquisadora em geociências do SGB desde 2008, sendo uma das referências femininas na instituição, com atuação de destaque em projetos da área de recursos minerais. Atualmente, está lotada na Divisão de Geologia Econômica, onde coordena o projeto Ouro Brasil.

A programação do seminário prevê, ainda, apresentação do estudo Recorte de Gênero no Programa Energia do Futuro da Secretaria de Planejamento e Transição Energética do MME e lançamento da Cartilha de Gênero e Energia, com debate sobre educação, inclusão e oportunidades no setor.

Mês das Mulheres - O evento faz parte das iniciativas do Comitê Permanente para as Questões de Gênero, Raça e Diversidade do MME e Entidades Vinculadas (Cogemmev) relacionadas ao Mês da Mulher e à campanha Liderança + Inclusiva. Serão debatidas boas práticas de incentivo à liderança feminina, que refletem ações para impulsionar a presença de mulheres em posições estratégicas nos setores energético e mineral.

Além da pesquisadora do SGB, participam dos debates outras autoridades no setor eletroenergético e mineral. Entre elas, a diretora de Governança, Riscos e Conformidade da Eletrobras, Camila Gualda Sampaio Araújo; a CEO do Pacto Global da ONU, Camila Valver; e a gerente de Planejamento de Responsabilidade Social e Direitos Humanos da Petrobras, Renata Szczerbacki.

O seminário presencial será realizado na sede da ANEEL, no endereço: SGAN 603, Módulos I e J, Asa Norte, em Brasília-DF. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui

Inclusão de mulheres - Até o fim do ano, serão realizadas mais três ações para tratar das questões de gênero e raça na gestão de diversidade no âmbito do MME e entidades vinculadas ao órgão. Um dos destaques é o lançamento de programa de mentoria para as trabalhadoras que desejam avançar na carreira e alcançar cargos de alta liderança.

O programa deve abrir as inscrições em maio e terá como princípio balizador a sororidade: mulheres que impulsionam o crescimento profissional de outras. Mais informações sobre a iniciativa serão divulgadas no site do MME.


Serviço

I Seminário de Planejamento Estratégico para Gestão da Diversidade, Equidade e Inclusão do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas

Data: 29 de março de 2023
Horário: 8h30 a 12h30
Local: Sede da ANEEL, no endereço: SGAN 603, Módulos I e J, Asa Norte, em Brasília-DF
Inscrições aqui

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir