Guidoval, cidade de Minas, tem 13 áreas de risco alto e oito de risco muito alto

Segunda-feira, 29 de maio de 2023

Guidoval, cidade de Minas, tem 13 áreas de risco alto e oito de risco muito alto

Documento elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) visa identificar áreas sujeitas a perdas ou danos por eventos adversos de natureza geológica.




De acordo com as informações disponibilizadas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, no Brasil milhares de pessoas são afetadas anualmente por desastres provocados por eventos adversos de natureza geológica, como deslizamentos, fluxos de detritos, quedas de blocos de rocha, enxurradas, inundações, erosões, dentre outros.

Em grande parte, os efeitos desses desastres poderiam ser reduzidos por ações preventivas, como implementação de políticas públicas de ordenamento territorial e instalação de sistemas de monitoramento de alerta de chuvas intensas.

Baseado nesse cenário, o Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), apresenta a Cartografia de Risco do município de Guidoval, em Minas Gerais. De acordo com o mapeamento, foram identificadas 13 áreas de risco alto e oito áreas de risco muito alto, associadas a processos de deslizamento e inundação, atingindo mais de 750 pessoas.

Com relação ao estudo anterior, realizado em 2019, os resultados atuais mostram que houve aumento no número de áreas de risco geológico no município, o que se deve principalmente a inundações ocorridas após 2019.

Durante as vistorias de campo em Guidoval, foram identificados e cartografados vinte e um setores de risco a movimentos de massa e inundação. O crescimento urbano do município se deu sobre as planícies de inundação do Rio Xopotó, e também ocupou a base das encostas que cercam a cidade.

Os deslizamentos ocorrem em áreas íngremes de encosta. Quanto aos riscos relacionados a processos hidrológicos, destacam-se as inundações causadas pelo barramento do fluxo dos Córregos Laginha e Riacho Duas Pontes, além das cheias do Rio Xopotó.

Em todo o estado de Minas Gerais, o SGB mapeou 199 municípios e identificou 2.917 mil áreas de risco. De acordo com painel sobre risco geológico, mais de 585,7 mil pessoas vivem em setores sujeitos a eventos adversos de natureza geológica.

A cartografia de áreas de risco geológico é desenvolvida exclusivamente em regiões onde existem imóveis destinados à permanência humana, como casas, edifícios, hospitais, escolas, estabelecimentos comerciais, dentre outros.

O documento visa identificar áreas sujeitas a perdas ou danos por eventos adversos de natureza geológica e seus resultados podem subsidiar o poder público na seleção das áreas prioritárias para ações destinadas à prevenção dos desastres.

O mapeamento completo da Cartografia de Risco de Guidoval pode ser acessado aqui.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

  • Imprimir