Sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Fernando Lins é eleito ao Conselho de Administração do Serviço Geológico do Brasil

Fernando Lins é o novo conselheiro administrativo do SGB-CPRM
O Conselho de Administração do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) conta com um novo integrante para colaborar com a deliberação das decisões estratégicas da instituição. Em reunião realizada nesta sexta-feira (11), o colegiado elegeu Fernando Lins, que tem vasta experiência no setor mineral. Com a eleição, o Conselho completa a formação estatutária com seis integrantes.

Presidente do Conselho e Secretário de Geologia e Transformação Mineral do MME, Alexandre Vidigal enalteceu a eleição e afirmou que a escolha foi importante, considerando o perfil voltado à pesquisa e também a atuação como gestor.

"O Conselho agora se completa com um nome capaz de somar, de trazer colaborações pertinentes e necessárias de modo técnico e profissional para auxiliar na tomada de decisões estratégicas e importantes ao avanço do Serviço Geológico do Brasil", afirmou Vidigal ao dar boas-vindas a Fernando Lins.

O diretor-presidente do SGB-CPRM, Esteves Colnago, avalia positivamente a eleição do Conselho em virtude do currículo profissional do novo integrante. Ele reitera que o cargo agora ocupado estava vago e a escolha se deu pelo próprio Conselho, de acordo com a indicação do MME, conforme prevê o artigo 58 do Estatuto da empresa. A indicação de Fernando Lins passou por análise do Comitê de Elegibilidade, sendo aprovada também pela Casa Civil da Presidência da República.

"O nome de Fernando Lins é uma grata escolha levando em consideração a sua trajetória. Ele iniciou a sua vida profissional em nossa empresa, em 1974, quando foi estagiário na área de pesquisa em beneficiamento de minérios, sendo efetivado como engenheiro no ano seguinte. Além de importantes contribuições no MME, Fernando também foi presidente por duas vezes do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), onde é pesquisador titular", destacou Colnago.

Formação do Conselho
O Conselho de Administração é o órgão de deliberação estratégica e colegiada do Serviço Geológico do Brasil. De acordo com a previsão estatutária, os membros devem se reunir pelo menos uma vez por mês. Em 2020 foram realizadas 19 reuniões e outras três estão previstas para o mês de setembro.

A formação atual do colegiado é composta por Alexandre Vidigal (presidente - indicado pelo MME), Lilia Mascarenhas (substituta do presidente - indicada pelo MME), Esteves Colnago (conselheiro - presidente do SGB-CPRM), Cassio Roberto da Silva (conselheiro representante dos empregados - pesquisador da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial), Fernando Lins (conselheiro - indicado pelo MME) e Geraldo Medeiros (conselheiro - indicado pelo Ministério de Economia).

De acordo com a Lei das Estatais nº 13.303 e o Estatuto do Serviço Geológico do Brasil, o mandato dos conselheiros obedece a um prazo de gestão unificado. Seguindo estes dispositivos legais, o presente mandato do Conselho de Administração se encerra em 12 de agosto de 2021 e o conselheiro Fernando Lins cumprirá esse prazo, podendo ser reconduzido.

Sobre o novo conselheiro
Graduado em engenharia metalúrgica e industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Lins possui mestrado e doutorado pelo Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).

Em 1982, Fernando Linsiniciou a sua trajetória no Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde foi presidente por dois mandatos. O currículo do novo conselheiro do SGB-CPRM inclui também passagens pela Samarco e pelo Ministério de Minas e Energia, onda atuou em projetos relacionados a economia mineral, aspectos energéticos do setor mineral e políticas industrial e de inovação do setor.

Na área acadêmica, Lins co-editou cinco livros e publicou cerca de 80 trabalhos completos em periódicos e anais de congressos, nacionais e internacionais, bem como capítulos de livros e séries.



Lucas Alcântara
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil — CPRM
lucas.estevao@cprm.gov.br
asscom@cprm.gov.br


  • Imprimir