Quinta-feira, 12 de maio de 2022

Exposição “Carlotta Joaquina Maury – Princesa dos Fósseis” será inaugurada no MCter

Entre os materiais exibidos, serão expostos ao público fósseis brasileiros dos períodos Cretáceo e Neógeno; a inauguração acontece nesta quinta-feira (12)

 Pioneira feminina no estudo do período cretáceo brasileiro e dona de importantes contribuições na paleontologia e na estratigrafia da era terciária, Carlotta Joaquina Maury, terá parte de seu legado exibido na mostra "Carlotta Joaquina Maury - Princesa dos Fósseis”.

Focada em exibir estudos de Carlotta sobre espécies do Brasil, a mostra contará com fósseis brasileiros dos períodos Cretáceo e Neógeno. Serão cerca de 30 exemplares oriundos do Nordeste e do Norte do país. Extraídos da Formação Pirabas (PA), com datação de 20 milhões de anos. As impressões dos moluscos Phos fissilis e Surcula Camposi estão entre os itens a serem apresentados ao público. A exposição apresentará, ainda, publicações da paleontóloga e momentos marcantes da sua trajetória.

Celia Corsino, coordenadora do MCTer e museóloga responsável pela exposição, conta que o Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil (SGMB) - que viria a se transformar no SGB-CPRM anos depois - enviava, por meio de navios, diversos exemplares para serem classificados pela geocientista norte-americana.

O MCTer está situado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, e a exibição poderá ser visitada de quarta-feira a sábado, das 10h às 16h, até o dia 25 de maio.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br

  • Imprimir