Estudos sobre Aquíferos do Rio Grande do Sul são apresentados no terceiro dia do Cabas

Quinta-feira, 04 de agosto de 2022

Estudos sobre Aquíferos do Rio Grande do Sul são apresentados no terceiro dia do Cabas

Troian explicou que a pesquisa foi importante para identificação dos principais aquiferos na região costeira do Rio Grande do Sul

Pesquisas em Aquíferos Costeiros foram destaque da tarde do terceiro dia do XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece em São Paulo. O pesquisador do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Guilherme Troian, foi um dos painelistas de uma mesa redonda e apresentou a experiência do SGB-CPRM no Rio Grande do Sul.

Em sua apresentação, Troian abordou estudos para suprir a lacuna de conhecimento sobre o sistema aquífero costeiro do RS e afirmou que a pesquisa foi importante para identificação dos principais aquiferos que ocorrem na região costeira.

"Mais de 1070 poços foram cadastrados, com apoio da Companhia de Abastecimento do Estado, mas apenas 420 puderam ser usados por apresentarem dados mais confiáveis. Além de dados de produtividade, o estudo possibilitou a identificação da qualidade da água presente na área ", pontuou Troian.

O pesquisador também falou sobre o excesso de perfurações já existentes na região - poços do tipo ponteira ou tubulares - e que, no passado, por não encontrarem água de qualidade, foram desativados - se tornando porta de entrada para a contaminação de águas subterrâneas.

David Teles Ferreira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir