Quinta-feira, 05 de novembro de 2020

DHT acompanha execução do projeto de recuperação da Bacia Carbonífera de SC

A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Silva de Castilho, conheceu as áreas cuja recuperação foi concluída e a próxima área que será recuperada

 Visita à Area Rio Pio, em Treviso, em fase de monitoramento ambiental. Obra de recuperação finalizada em 2019
Na última semana, a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) do Serviço Geológico do Brasil), Alice Silva de Castilho, viajou a Criciúma para acompanhar de perto a execução do Plano de Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera de Santa Catarina. Ela foi recebida pela equipe e conheceu o Núcleo de Criciúma (NUMA). Durante a estadia, Alice pode se inteirar dos avanços conquistados pela atuação do SGB-CPRM na região, além de conhecer lagoas, rios e bocas de mina impactados pela mineração.

Acompanhada da equipe que atua em Criciúma, no dia 26/10, a diretora visitou à área Itanema I na localidade de Santana em Urussanga/SC, que está em processo de licitação da obra de recuperação. Depois, seguiu até a área III Rio Pio já recuperada, onde pode observar o resultado do trabalho e avaliar o antes e depois da obra finalizada. Outro local visitado foi a área II Ex-Patrimônio onde foi avaliada parte da obra finalizada e a situação de uma boca de mina que existe na área, que exigirá um estudo para conter a surgência de drenagem ácida de mina.

No dia 27/10, o grupo visitou uma área degradada da CBCA em Criciúma onde o MME está em negociação com uma empresa para o rebeneficiamento do rejeito de carvão. À tarde houve uma videoconferência com o procurador do MPF, Dr. Demerval Ribeiro Vianna Filho, juntamente com representantes do MME e ANM para a apresentação de uma nova proposta de estudo para a Bacia Carbonífera elaborada pelo Departamento de Gestão Territorial (DEGET).

No dia 28/10, a diretora ainda teve a oportunidade de conhecer a Mina de Visitação Octávio Fontana, que possibilita a experiência de acessar o interior da galeria onde houve a extração do carvão na década de 80 e 90.
 Diretora conheceu a região em que está localizada a próxima área a ser recuperada pelo projeto

Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscom@cprm.gov.br
janis.morais@cprm.gov.br

  • Imprimir