Segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Crise hídrica: SGB divulga estudos sobre o Centro Oeste e Sudeste do país

Evento será transmitido no canal da TV CPRM no Youtube
O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) lançará nesta terça-feira, dia 24/08, por meio de um debate transmitido pelo Canal da TV CPRM no Youtube, as contribuições do SGB-CPRM para o enfrentamento da crise hídrica de 2021 no Sudeste e Centro-Oeste do país. O compilado de estudos e pesquisas visa mostrar como andam as vazões dos rios e os índices de chuvas nas bacias hidrográficas que tem sofrido com a estiagem intensa deste ano hidrológico. O estudo também aborda a disponibilidade das águas subterrâneas nas regiões monitoradas.

O evento contará com a abertura da diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB-CPRM, Alice Castilho. As palestras para apresentar os resultados dos estudos serão apresentadas pelo engenheiro hidrólogo Eber Pinto e pelo geólogo João Diniz, ambos pesquisadores em geociências do SGB-CPRM. O diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Joaquim Gondim, e o geólogo da Funasa Antônio Figueiredo serão os debatedores convidados.
O estudo abrange as bacias dos rios Paraguai (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Tocantins (Goiás, Tocantins, Maranhão, Pará, DF e Mato Grosso), São Francisco (Minas Gerais, Bahia), Paraíba do Sul (Rio de Janeiro), Jequitinhonha (Minas Gerais e Bahia), Mucuri e São Mateus (Minas Gerais e Espírito Santo), Doce (Minas Gerais e Espírito Santo), Paranaíba (Minas Gerais e Goiás) e Grande (Minas Gerais e São Paulo).

O monitoramento acompanha as precipitações, as cotas e as vazões em estações fluviométricas indicadoras e, também, realizando prognósticos de vazões para os meses de setembro e outubro/2021 (quando se espera o pico da estiagem). A crescente demanda pelos recursos hídricos exige que o planejamento de uso seja realizado com antecedência. A principal preocupação do trabalho é com os pontos de extrema seca em determinados locais.

O evento será transmitido pelo Canal da TV CPRM no Youtube, dia 24/08, às 15h. https://www.youtube.com/watch?v=N03PzYuxVMc
https://www.youtube.com/watch?v=N03PzYuxVMc


Janis Morais
Bettina Gehm Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil – CPRM
imprensa@cprm.gov.br

  • Imprimir