Quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Comissão de Hidrologia Subterrânea da ABRHidro é formada por pesquisadores do SGB-CPRM


Roberto Kirchheim e Clyvihk Camacho assumem a coordenação de comissão da ABRHidro
Durante o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), que este ano aconteceu em Belo Horizonte, os pesquisadores em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) MSc. Clyvihk Camacho e o assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial Dr. Roberto Kirchheim assumiram a coordenação e vice-coordenação da Comissão de Hidrologia Subterrânea da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro). A nova coordenação substitui o Dr. Otto Corrêa Rotunno Filho e a Drª Ligia Maria Nascimento de Araújo. A pesquisadora Daniele Tokunaga Genaro do Serviço Geológico do Brasil – CPRM segue integrando a comissão em seu núcleo de comunicação.

A comissão existe há mais de 20 anos e vem ampliando seu alcance, visto que diversos trabalhos com a temática da comissão estão sendo apresentados no SBRH - 2021. Atualmente, o grupo de Hidrologia Subterrânea conta com o apoio de diversos pesquisadores do SGB-CPRM, centros de pesquisa de universidades do país e instituições internacionais. Acesse aqui para entender mais sobre o trabalho da comissão .

A nova gestão demonstra que o SGB-CPRM segue como referência na pesquisa em hidrogeologia e hidrologia de solos. A expectativa é que no próximo biênio possa ocorrer um evento da comissão abordando temas da área da Hidrologia Subterrânea, como métodos isotópicos no estudo de águas subterrâneas, sensoriamento remoto aplicado ao estudo hidrogeológico, a importância do quantificação água no solo no estudo do ciclo hidrológico e a utilização da inteligência artificial como ferramenta de integração de grandes conjuntos de dados hidrogeológicos/pedológicos.

Janis Morais
Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM)

imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir