Centro de Geociências Aplicada do Serviço Geológico do Brasil apresentará, em encontro anual, palestras relacionadas à nova matriz energética

Sexta-feira, 06 de janeiro de 2023

Centro de Geociências Aplicada do Serviço Geológico do Brasil apresentará, em encontro anual, palestras relacionadas à nova matriz energética

Evento ocorre nos dias 10 e 11 de janeiro, às 13h30, com transmissão pelo canal do SGB no Youtube


O Centro de Geociências Aplicadas (CGA) realizará, nos dias 10 e 11 de janeiro, seu encontro anual, com a participação de geocientistas da unidade e convidados externos. O evento terá 16 apresentações, mesclando temas das Ciências Básica e Aplicada, que compõem a carteira de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). Com transmissão ao vivo por meio do canal do SGB no Youtube, o evento terá início às 13h30 e contará com a participação do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Os temas que serão apresentados incluem sequestro de carbono, remineralizadores, mecanismos geodinâmicos, novos conceitos prospectivos para determinados metais, e o papel dos microrganismos nos processos geológicos. O encontro irá evidenciar que a maioria dos projetos de P,D&I do Serviço Geológico do Brasil são desenvolvidos em parceria com o setor produtivo, tanto da área energética como de metais, seguindo uma tendência mundial dos serviços geológicos de países como Estados Unidos da América, Canadá e Austrália.

Para o diretor-presidente do SGB-CPRM, Cassiano Alves, “o encontro será uma oportunidade para o Serviço Geológico do Brasil mostrar o que está fazendo para minimizar a dependência brasileira por fertilizantes, conhecer novas fronteiras exploratórias para óleo e gás, e quais as nossas chances de descobertas de novos depósitos de cobre, níquel, cobalto e lítio – minerais fundamentais para a implantação da nova matriz energética mundial nos próximos 30 anos”, esclarece.

O CGA trabalha em parceria com instituições públicas de pesquisa e laboratórios nacionais e internacionais, como os das universidades de Brasília (UnB) e São Paulo (USP), além da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), ETH Zurique (Suíça), Monash University (Austrália), Memorial University em Newfoundland (Canadá), e a Universidade de Alberta (Canadá). Para o chefe do CGA, Noevaldo Teixeira, “este é um conceito de produção científica que, por meio de uma rede de conhecimento, permite a redução de custos e tempo”, conclui.

Participe do evento e acompanhe as ações de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação do SGB: https://www.youtube.com/TVCPRM.


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir