Casas atingidas em Antônio Dias estavam concentradas em área de alta suscetibilidade a deslizamentos, aponta relatório do Serviço Geológico do Brasil

Quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Casas atingidas em Antônio Dias estavam concentradas em área de alta suscetibilidade a deslizamentos, aponta relatório do Serviço Geológico do Brasil

Segundo relatório emitido pelo SGB, chuvas intensas e a alta declividade do terreno contribuíram para o acidente, que resultou em perdas de vida e destruição de residências

Área afetada pelos deslizamentos na Vila Carvalho, no município de Antônio Dias

Na madrugada do dia 25 de dezembro de 2022, o município de Antônio Dias, no estado de Minas Gerais, foi acometido por deslizamentos de terra que culminaram em perdas de vidas e destruição de residências. O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) esteve no local e identificou que chuvas intensas e a alta declividade do terreno foram responsáveis pela tragédia.

O estudo mostra que as casas afetadas estavam instaladas em zona suscetível a deslizamentos, devido à amplitude dos cortes e à altura e declividade da encosta. "Havia cicatrizes de deslizamentos pretéritos no entorno da área de desastre, o que dava indicativo de risco para o local”, aponta trecho do relatório.

Além disso, foram identificados vários deslizamentos que mobilizaram solos, blocos de saprólito e vegetação de médio a grande porte, que atravessaram a estrada e atingiram as moradias.

A equipe do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) esteve no local de 27 a 30 de dezembro, junto à Defesa Civil Municipal e à Prefeitura de Antônio Dias, com o objetivo de mapear as áreas de risco da região. O estudo tem o intuito de nortear as administrações municipais a respeito de possíveis formas de atuação para mitigar o risco geológico.

Antônio Dias está entre os 195 municípios já avaliados pelo SGB para a identificação e classificação das áreas de risco geológico. A região possui 45 áreas classificadas em risco alto e muito alto a movimentos de massa, inundações, enxurradas e processos erosivos.

Após mapeamento do estado, foram identificadas 2.697 áreas de risco, afetando mais de 500 mil pessoas. O resultado posiciona Minas Gerais como o segundo estado brasileiro com mais áreas de risco, ficando atrás, apenas, de Santa Catarina.

Confira o relatório completo:https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/23397


Avaliação de áreas de risco em Antônio Dias

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) publicou, em 2017, um estudo para reconhecimento de áreas de risco no município de Antônio Dias. À época, foi constatado que a principal causa das áreas de risco era a expansão desordenada da urbanização, junto à geomorfologia da região. Os pesquisadores identificaram casas em áreas mais íngremes, “com infraestrutura deficiente e emprego de materiais de baixa qualidade e utilização de técnicas construtivas inadequadas”.


Beatriz Carvalho
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br

  • Imprimir