Quarta-feira, 09 de agosto de 2017

CPRM participa da elaboração do Plano Estadual de Mineração do Rio Grande do Sul

 Superintendente Marcos Alexandre de Freitas na abertura da reunião do Comergs que discutiu Plano de Mineração do RS O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou nesta terça-feira, dia 8 de agosto, a convite da Secretaria de Estado de Minas e Energia do Rio Grande do Sul (SME) de reunião do Comitê de Planejamento de Mineração do Estado do Rio Grande do Sul (Comergs). Na pauta do encontro, o Plano Estadual de Mineração, cuja elaboração conta com a participação da CPRM, que disponibilizou dados, mapas e informações necessárias para o conhecimento do potencial mineral do Estado. Além da CPRM, o Comergs integra órgãos públicos do Estado, federais e iniciativa privada. Está estruturado em oito subcomitês: Recursos Energéticos, Agregados da Construção Civil, Indústria Cerâmica, Insumos Agrícolas, Rochas Ornamentais, Águas Minerais, Pedras Preciosas e Minerais Metálicos.

A reunião também discutiu as bases geológicas e de recursos minerais, que foram apresentadas pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, João Toniolo. Em seguida, foram apresentadas as áreas ativas de mineração no Estado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Zoneamento Ecológico Econômico pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA). O estágio atual do Plano Estadual de Mineração foi exposto pelo diretor de Inovação e Fontes Alternativas da SME, Carlos Augusto Almeida.

Na abertura, o secretário de Estado de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, destacou o papel da CPRM no Plano Estadual de Mineração. “O Plano conta com o conhecimento e informação produzidos pela CPRM e DNPM, fazendo interface com o meio ambiente com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável”. Lembrou ainda o momento importante para a mineração, citando a recente visita do ministro Minas e Energia, Fernando Coelho ao RS e o anúncio pelo governo federal do novo marco regulatório. “São ações que buscam aumentar a participação da mineração no PIB, assim como o plano que estamos desenvolvendo também visa incentivar as atividades minerais”, destacou.

O superintendente regional interino da CPRM em Porto Alegre, Marcos Alexandre de Freitas, ressaltou a importância do debate sobre o setor da mineração que os encontros do Comergs estão propiciando. “A CPRM está colaborando trazendo informação e conhecimento para a formatação do plano desde a formação do comitê”, relatou. Também participaram da mesa o superintendente regional do DNPM, Sidnei Eckert e a secretária adjunta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Maria Patrícia Möllmann.

 Gerente de Geologia e Recursos Minerais, João Toniolo apresenta Base Geológica e Recursos Minerais do RS Na apresentação Base Geológica e Recursos Minerais do RS, Toniolo explicou que a CPRM executa trabalho de identificação de rochas e registro em mapas geológicos, buscando novos depósitos de minerais e fomentando investimento na pesquisa. Expôs uma síntese das ocorrências minerais do RS. Em relação ao plano, apresentou e sugeriu utilização de mapa geológico simplificado, tornando a informação mais acessível a clientes não habituados aos conceitos geológicos.

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.