Quinta-feira, 08 de junho de 2017

CPRM lança produtos para o setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo

 O Diretor Esteves Colnago, o Ministro Fernando Coelho e autoridades durante a abertura da feira. Foto: Saulo Cruz/MME O Serviço Geológico do Brasil lançou durante a feira de mármores e granitos, Vitória Stone Fair 2017, dois novos produtos que vão ajudar a incentivar o setor de rochas ornamentais do estado. O Atlas de Rochas Ornamentais e o Mapa Geológico do Estado do Espirito Santo. O Diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Esteves Colnago representou a CPRM na ocasião.

A abertura da feira contou ainda com a presença do Ministro de Estado de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, que destacou a importância do desenvolvimento do setor de rochas ornamentais para ajudar o Brasil a reencontrar o caminho do crescimento econômico. “Eventos como esse mandam o sinal de que o Brasil não está parado e que sua economia é pujante. Temos um olhar muito especial para esse arranjo produtivo”, disse Fernando Coelho Filho.

O Atlas de Rochas Ornamentais do Estado do Espirito Santo, que divulga e promove o setor de rochas ornamentais do estado, reúne e organiza informações geológicas, análise e interpretação dos dados das ocorrências de materiais pétreos com fins ornamentais contidas no banco de dados da CPRM-GEOBANK, além de conter os resultados obtidos por ocasião do cadastramento realizado junto às empresas, os quais aliados aos elementos já disponíveis propiciaram um detalhamento técnico-científico destes estudos.

Já o Mapa Geológico do Estado do Espirito Santo é um produto elaborado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com o conhecimento adquirido o Espirito Santo dispõe de um poderoso instrumento de fomento a pesquisa mineral, oferecendo aos potenciais investidores um documento orientativo, para a tomada de decisões e planejamento de futuros trabalhos de pesquisa visando à descoberta de novos jazimentos, que redundará na geração de emprego e renda.

O estado do Espírito Santo é considerado o principal produtor de rochas ornamentais no Brasil e detentor do maior parque industrial de beneficiamento do setor. Nos primeiros meses de 2017 foi registrada uma recuperação da atividade de exportação, na comparação com igual período de 2016. É o que revelam dados do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (Sindiex). Em janeiro e fevereiro, as exportações capixabas somaram US$ 1,2 bilhão, registrando um crescimento de quase 7% na comparação com 2016.

Tanto o Mapa quanto o Atlas estão disponíveis para download no site da CPRM.
Clique aqui e aqui para acessar.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.