Quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

CPRM lança Sistema de Alerta do Rio Mundaú

 Coordenador Nacional dos Sistemas de Alerta, Artur José Soares Matos

A Superintendência do Recife do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou nesta sexta-feira, dia 15, Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Mundaú. O ato marca a inclusão da Sureg na equipe do Projeto de Sistemas de Alerta Hidrológico da CPRM, cumprindo sua meta para o ano de 2017. O evento contou com a participação do coordenador Nacional dos Sistemas de Alerta, Artur Matos. O Sistema Web SACE-Mundaú (Sistema de Alerta de Eventos Críticos da bacia do Rio Mundaú) foi apresentado pela coordenadora do projeto na unidade de Recife, Keyla Almeida dos Santos.

Conforme o coordenador Nacional dos Sistemas de Alerta, Artur Matos, o sistema de monitoramento da bacia hidrográfica do Rio Mundaú, que banha os estados de Alagoas e Pernambuco, será gerenciado em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e terá apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH) e da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), “O sistema Mundaú lançado hoje é o 12° sistema de alerta lançado pela CPRM e como todos os outros é importante para população que realmente sofre com as enchentes. É um retorno da CPRM diretamente para a sociedade e para população, que vai estar agora mais segura”, destacou.

Presente no evento, Felipe Borba, gestor de Geoprocessamento da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos do governo do Estado de Pernambuco apontou a importância de estruturar sistemas de alerta e prevenção. “O Estado de Pernambuco tem regiões pontuais que sofrem com enchentes e a bacia de Mundaú é uma delas. Ela tem interface Pernambuco e Alagoas. Todo investimento em ações de alerta tem benefício direto para comunidade, através de ações de planejamento e medidas de mitigação”, avaliou.

No ato, Crystianne Rosal, diretora de Regulação e Monitoramento Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) parabenizou a Sureg pelo lançamento desta ferramenta e aproveitou a oportunidade para convidar a CPRM para participar de seminário promovido pela APAC para integrar todas as instituições envolvidas no tema.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

 Sérgio Maurício Coutinho Corrêa de Oliveira, superintendente regional de Recife  Convidados acompanham a cerimônia de lançamento do sistema de alerta do rio Mundaú  Coordenadora do projeto na unidade de Recife, Keyla Almeida dos Santos  Crystianne Rosal, diretora de Regulação e Monitoramento Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac)  Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite), Robson Carlo da Silva

© Copyright CPRM 2016-2018. Todos os direitos reservados.