Segunda-feira, 14 de outubro de 2019

CPRM e MCTer capacitam agentes comunitários de Japeri (RJ) sobre risco geológico

 Agentes comunitários e de saúde de Japeri (RJ) junto à equipe de capacitação
Os pesquisadores em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Filipe Modesto e Pedro Pfaltzgraff, juntamente com o paleontólogo do Museu de Ciências da Terra (MCTer) Rodrigo Machado, realizaram uma capacitação sobre risco geológico para cerca de 100 agentes comunitários da Prefeitura de Japeri, interior do Estado do Rio de Janeiro. O treinamento ocorreu entre os dias 3 e 4/10, e é resultado de uma parceria com a Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro).

Foram apresentados os conceitos sobre riscos geológicos associados aos fenômenos que fazem parte da dinâmica natural do planeta Terra, como enchentes, inundações, quedas de bloco e deslizamentos terra. Além disso, os participantes conheceram algumas situações em que há a necessidade de alertar a população e a Defesa Civil Municipal. Os geólogos Pedro Pfaltzgraff e Filipe Modesto destacaram que o conhecimento desses riscos contribui para o desenvolvimento de métodos de previsão e de identificação de acontecimentos precursores. Além disso, possibilitam o estabelecimento de medidas de prevenção que permitem minimizar as consequências negativas, principalmente, quanto à perda de vidas humanas.

Segundo Rodrigo Machado, a capacitação desses profissionais é fundamental para a obtenção de resultados positivos em ações como estas. “Tanto os agentes comunitários de endemias quanto os de saúde trabalham diretamente com a comunidade. Eles conhecem os principais problemas da região e podem envolver a população na busca de soluções para essas questões”, ponderou.

“Foi uma experiência muito boa poder participar dessa iniciativa de levar os conhecimentos da CPRM a esses técnicos. Estou acostumado a falar de riscos geológicos para quem convive com esse tipo de evento, mas percebemos um grande interesse por parte desses técnicos que são de uma área completamente diferente. Saber que nosso conhecimento é útil para esses profissionais nos traz felicidade e gratidão”, afirmou Pfaltzgraff.

Ao final, as Cartilhas Comunidade Mais Segura, produzidas pelo Departamento de Gestão Territorial (DEGET), foram distribuídas aos participantes do evento.

Clique aqui para acessar o vídeo educativo Comunidade Mais Segura.

Acesse aqui a cartilha em formato de livreto.


Lorena Amaro
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
lorena.costa@cprm.gov.br
(21) 2295-4641
  • Imprimir