Quarta-feira, 12 de junho de 2019

CPRM e IBGE realizam reunião para fortalecer divulgação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

 Patricia Jaques, Denise Kronemberger e Ana Paula Petito durante reunião
Foi realizada uma reunião entre o Grupo de Trabalho de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a assessora da Presidência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e integrante do Grupo de Peritos Interagências sobre Indicadores dos ODS (IAEG-SDG), Dra. Denise Kronemberger, no dia 24 de maio, no Escritório do Rio de Janeiro da CPRM.

Durante a manhã, foram debatidos temas referentes à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), além de mostrar as atividades que estão sendo elaboradas pelo GT da CPRM, como por exemplo, a fase atual de confecção das cartilhas temáticas, as quais relacionam os objetivos do grupo com a estratégia da empresa em uma linguagem simplificada, visando a disseminação dos trabalhos da CPRM, auxiliando no indicador de sustentabilidade do Planejamento Estratégico.

 Áreas de atuação da CPRM e os ODS
Um ponto abordado pela Dra. Denise foi na questão de como funciona a Comissão Nacional, onde existem 17 grupos de trabalho por todo o Brasil. Entretanto, há a necessidade de produção de mais indicadores para o cumprimento das metas da Agenda 2030. Com isso, a assessora convidou a CPRM para participar desse projeto coordenado pelo IBGE, além de propor a divulgação das cartilhas na Plataforma ODS Brasil.

Segundo Patricia Jacques, coordenadora do GT do Serviço Geológico do Brasil, a reunião foi um sucesso. “O grupo de trabalho existe há praticamente um ano e já produziu conteúdo para auxiliar assuntos sobre o Plano Plurianual, Planejamento Estratégico, Valor Público e Política de Sustentabilidade. Neste ano, iniciam-se novas atividades relacionadas com a visibilidade nacional do ODS na empresa”, afirma Patricia.

Para a coordenadora da Comissão Nacional de Sustentabilidade e Coleta Seletiva Solidária, Ana Paula Petito, a reunião ratificou como a parceria com outros órgãos governamentais busca a permuta de ideias e experiências acerca do tema sustentabilidade, disseminando o conhecimento sobre o trabalho desenvolvido e aprimorando ações futuras.

De acordo com Lys Cunha, representante da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), a reunião foi bastante satisfatória, pois representou uma importante troca de experiências da realidade atual de cada órgão. “A participação interinstitucional representa importante prática para que o Brasil realmente consiga avançar nos índices e metas associadas aos ODS”, ressalta Lys.


Gabriella Arraes
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
gabriella.arraes@cprm.gov.br
(21) 2295-4641
  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.