Segunda-feira, 17 de julho de 2017

CPRM e ANA lançam carta hidrogeológica de Manaus

 Evento reuniu representantes de diversas instituições  que atuam em temas ligados aos recursos hídricos  O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou a carta hidrogeológica de Manaus, que vai contribuir para o monitoramento dos recursos hídricos no estado do Amazonas, em especial a água subterrânea. O estudo contempla cadastro de poços e nascentes, levantamento, sistematização e interpretação de dados cartográficos; caracterização do meio físico, por meio da geologia, geomorfologia, hidrologia e hidrogeologia; parâmetro hidrodinâmico dos aquíferos; modelagem hidrogeológica; zoneamento hidrogeoquímico e contaminação, mapa potenciométrico e fluxo subterrâneo; recarga, reservas, disponibilidade e potencialidade hídrica, além do mapa hidrogeológico.

O lançamento ocorreu em 13 de julho, no auditório da Federação das Industrias do Estado do Amazonas (Fieam) e contou com a presença de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) , Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Concessionária de água da cidade, Manaus Ambiental, Agência Reguladora do Estado do Amazonas (Arsam) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Na ocasião, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, José Leonardo Andriotti destacou que o estudo foi realizado integrando as equipes de geologia e hidrologia da CPRM, e que o projeto semelhante foi realizado recentemente pela empresa em São Luis, no Maranhão.

 João Diniz durante apresentação do projeto O Superintendente adjunto da ANA, Tibério Pinheiro falou da necessidade de fortalecer a gestão e de incluir os estudos sobre os recursos hídricos nas agendas dos estados. O geólogo João Diniz, coordenador de hidrologia da CPRM apresentou as atividades realizadas pela empresa no projeto.

A carta hidrogeológica de Manaus vai auxiliar a ANA e secretarias do estado do Amazonas nas atividades de monitoramento do aquífero e para o processo de outorga dos poços tubulares da cidade.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.