Quarta-feira, 06 de dezembro de 2017

CPRM divulga estudo sobre o potencial de minerais para construção civil na região metropolitana de Manaus

Mesa diretiva da Assembleia Legislativa do Estado de Amazonas O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou na última quinta-feira (30/11), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o informe Geologia e Recursos Minerais da Região Metropolitana de Manaus. O estudo aponta áreas com potencial para aproveitamento de minerais utilizados na indústria da construção civil.

Na abertura José Maria da Silva Maia, superintendente regional de Manaus, falou sobre atuação da empresa no estado do Amazonas, como por exemplo, o desenvolvimento de estudos com relevância social e econômica. O superintendente destacou projetos executados pela instituição no estado, entre eles, citou os estudos hidrogeológicos em Manaus; o alerta de cheias que é referência no país; mapeamento e monitoramento des áreas de risco geológica; e o projeto terras indígenas noroeste do Amazonas que aproxima a CPRM das comunidades indígenas.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti também esteve no lançamento. Ele explicou as principais ações e programas de pesquisa desenvolvidos pela CPRM e destacou os desafios de se realizar pesquisas sobre geologia na região amazônica.

O geólogo Silvio Roberto Lopes Riker, chefe do projeto, apresentou ao público formado por empresários da mineração, autoridades ligadas ao meio ambiente e estudantes as potencialidades da região e destacou os depósitos de cerâmica branca, utilizadas na fabricação de porcelanatos.

Riker comentou que criação de unidades de conservação em áreas de alto potencial de exploração mineral pode inviabilizar novos modelos de economia sustentável para o estado, que poderiam contribuir para geração de renda e novos empregos no setor da construção civil em Manaus e região metropolitana.

Apresentação do geólogo Silvio Riker Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.