Sexta-feira, 09 de novembro de 2018

CPRM E UNIPAMPA discutem parceria para implantação de Centro de Referência em Geociências

 Gerente Ana Claudia Viero, diretor Fernando Carvalho, reitor Marco Hansen, superintendente Fernando Schwanke, Aline Balladares e Carliana Mello Souza e Júlia Viana da Cunha
As discussões para implantação conjunta de Centro de Referência em Geociências entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Universidade Feredal do Pampa (Unipampa) avançaram após reunião realizada nesta segunda-feira, dia 05/11, com a presença do diretor de Infraestrutura Geocientícia (DIG) da CPRM, Fernando Pereira de Carvalho, no Campus da Universidade em Caçapava do Sul. Ele foi recebido pelo reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Fontoura Hansen. O encontro contou com a participação do superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), engenheiro Fernando Schwanke, da gerente de Infraestrutura Geocientífica da CPRM, Ana Cláudia Viero e da diretora do Campus da Unipampa, Aline Balladares, além da Engenheira Civil Carliana Mello Souza e da Arquiteta Júlia Viana da Cunha, da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Planejamento - PROPLAN.

O protocolo de intenções entre Unipampa e CPRM foi debatido visando ampliar o compartilhamento de espaços e atividades conjuntas com a construção da Litoteca e da Sede do Geoparque Guaritas Minas do Camaquã no contexto do Centro de Referência em Geociências. “Foi uma reunião muito importante com o reitor para formatarmos uma parceria bem ampla que inclui a instalação da Litoteca Regional futuramente no terreno da universidade, mas também treinamentos como o Curso de Ambientes Deposicionais que realizávamos em Caçapava do Sul de forma permanente, interrompido por questões orçamentárias, mas que poderá ser retomado com a parceria da Universidade”, comemorou.

O Centro de Referência em Geociências está previsto para ser implantado em Caçapava do Sul, considerada a Capital Gaúcha da Geodiversidade, e consistirá em um espaço de ensino e pesquisa equipado para a realização de análises em campo e em laboratório. Conforme o pré-projeto, o centro contará com toda a infraestrutura necessária para a integração dos dados geológicos e geofísicos utilizando as tecnologias mais atuais, com aplicação em todas as áreas das Geociências.

 Equipe da Gerência de Infraestrutura Geocientífica da Sureg PA Reunião com a equipe – No dia seguinte ao encontro, foi realizada visita do diretor Fernando Carvalho à Superintendência Regional de Porto Alegre, bem como reunião com a equipe da Gerência de Infraestrutura Geocientífica. “Sempre que vou às unidades regionais converso com a equipe inteira de trabalho. Considero uma oportunidade única e muito rica ouvir o que todos têm a dizer, surgem muitas sugestões importantes para qualificação da rotina de trabalho e aprimoramento do atendimento do público externo”, destacou.

Para a analista em geociências, a eng. cartógrafa Giana Grupioni Rezende “ Foi importante a reunião pela possibilidade de expor pessoalmente as dificuldades que encontramos no nosso trabalho e de mostrar todo o nosso potencial e no que podemos contribuir para o crescimento da empresa”.
Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400


  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2018. Todos os direitos reservados.