Quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Atuação do Serviço Geológico do Brasil em desastres naturais será destaque em live

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) desenvolve por meio da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET) um importante trabalho, em âmbito nacional, em relação à prevenção de desastres naturais. A atuação da instituição nesta área será abordada durante a live que acontecerá na próxima quinta-feira (17), às 19 horas, idealizada pelo Instituto de Estudos da Ásia (Ieasia) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej). A transmissão será realizada simultaneamente pelas redes sociais do SGB-CPRM e da Anbej.

Para falar sobre o assunto, três pesquisadores do SGB-CPRM foram convidados: os geólogos Leandro Kuhlmann, Thiago Dutra e Rafael Araújo, que foram contemplados com bolsas de estudos da Agência de Cooperação Internacional do Japão Representação no Brasil (Jica). Leandro e Thiago participaram do programa e, além de falarem sobre a atuação em projetos da empresa sobre a prevenção de desastres naturais, vão também compartilhar a experiência vivida durante o intercâmbio. O pesquisador Rafael ainda é bolsista e participará da live ao vivo, direto do país asiático.

Organizadora do evento, a professora Paula Michima, do curso de Engenharia Naval da UFPE, explica que o tema da transmissão engloba os Objetivos do Desenvolvimento Social 11 e 17 estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que preconizam, respectivamente, “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” e “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

“Estamos fazendo trabalho de conscientização da população, de que cada um pode ser agente de proteção e prevenção e, principalmente, que elas podem se organizar e melhorar os sistemas já existentes, por iniciativa comunitária ou por pleito junto aos governantes”, afirma a docente.

A live será transmitida pelos canais no Youtube TVCPRM(http://bit.ly/YOUTUBECPRM) e ANBEJ(http://bit.ly/PREVDESASTRELIVE), além do Facebook do SGB-CPRM (http://bit.ly/CPRMFACEBOOK).




  • Imprimir