Atuação do SGB em Aracaju e região Metropolitana contribui para prevenção a desastres e gestão de recursos hídricos

Sexta-feira, 17 de março de 2023

Atuação do SGB em Aracaju e região Metropolitana contribui para prevenção a desastres e gestão de recursos hídricos

Estudos impulsionam planejamento e desenvolvimento sustentável da capital sergipana, que celebra 168 anos nesta sexta-feira (17)




A atuação do Serviço Geológico do Brasil (SGB) em Aracaju, capital de Sergipe, contribui para o desenvolvimento, planejamento e gestão sustentável da cidade, que completa 168 anos nesta sexta-feira (17), e de todo o estado. Com base em estudos geológicos, o SGB amplia o conhecimento sobre o território e oferece subsídios técnicos para exploração de recursos minerais, prevenção de desastres e gestão dos recursos hídricos.

Em Aracaju e região metropolitana ( Barra dos Coqueiros,, Nossa Senhora do Socorro , São Cristóvão) o SGB elaborou Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações. O projeto objetiva identificar áreas que possam sofrer deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas. Para prevenção de desastres no estado de Sergipe, o SGB também já realizou a Setorização de Áreas de Risco Geológico em 29 municípios. Entre eles, a capital, cidades da região metropolitana e outras turísticas, como Estância, Itabaiana, Lagarto, Porto da Folha, Propriá e Umbaúba.

Além disso, também mapeou Cânions do Xingó, que faz divisa com os estados da Bahia e de Alagoas, para identificar áreas de risco e proteger tanto a vida de turistas quanto de profissionais que atuam no parque. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projeto do SGB Estudos Geotécnicos em Locais com Atrativos Geoturísticos, iniciado após o acidente nos Cânions de Capitólio (MG), em janeiro de 2022.


Gestão das águas – No estado de Sergipe, o SGB opera 11 estações da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), de responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Entre os rios monitorados: Vaza Barris e o Sergipe. O SGB analisa parâmetros como chuva, cota, vazão, qualidade da água (pH, turbidez, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e temperatura), sólidos em suspensão, dentre outros.

Para o banco de dados do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS), o SGB forneceu informações sobre os poços do estado. Estão cadastradas mais de 5, 8 mil unidades. O SIAGAS é uma ferramenta que disponibiliza dados e informações georreferenciadas de poços e fontes naturais, fundamentais para estudos, cartografia hidrogeológica e disponibilidade hídrica.


Recursos minerais – O SGB elaborou, em 2011, um Informe de Recursos Minerais sobre Materiais de Construção Civil para a Região Metropolitana de Aracaju. No material, estão informações sobre o contexto geológico regional e diagnóstico do fornecimento de areia, arenoso e brita, bem como da argila, para as regiões produtoras de cerâmica vermelha, com indicação das fontes geológicas de suprimento, reservas, qualificação dos recursos, produção, processos produtivos, comercialização e preços dos materiais.

Outro produto que contribui para o planejamento e a execução das políticas públicas é o Atlas Aerogeofísico de Sergipe, publicado em 2019, além da Carta Geológica de Aracaju, de 2014.


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br





  • Imprimir