Terça-feira, 14 de março de 2017

Alunos do Instituto Federal de Rondônia assistem palestra sobre o Estanho

No dia 09 de março, 25 alunos do Instituto Federal de Rondônia que cursam o Curso Técnico em Química estiveram na Residência da CPRM de Porto Velho para assistir uma palestra sobre o Estanho de Rondônia, ministrada pelo geólogo Tiago Buch.


Segundo o geólogo é importante expor a temática do estanho para os alunos visto que estes podem ser empregados no setor mineiro e metalúrgico do estado. A abordagem do tema expôs um apanhado geral dos depósitos, as formas minerais do estanho e a aplicação deste metal na indústria.

“É importante que os alunos entendam toda a cadeia produtiva que o estanho está inserido, que vai desde embalagens para enlatados até modernos sistemas de automação industrial”, diz o geólogo. Tiago reforça que compreender toda a cadeia produtiva dos recursos minerais permite com que a sociedade tenha um olhar mais amplo da importância da mineração e de como esta é essencial à sociedade.

O pesquisador acredita que é extremamente importante que a sociedade adquira um papel proativo na Revolução Industrial 4.0 e que gere riqueza com os recursos minerais que são abundantes no Brasil. “Se estes alunos compreenderem a dimensão da revolução tecnológica que vivemos, certamente irão se interessar em desenvolver o setor mineral e industrial no estado, e possivelmente se tornarem empreendedores”, comenta o geólogo Tiago Buch.

Após a palestra, os alunos conheceram as instalações do laboratório e biblioteca da unidade e receberam do geólogo Tiago Buch uma breve explanação sobre o funcionamento dos equipamentos de Difração de Raios-X e Fluorescência de Raios-X portátil, ambos usados nos trabalhos da unidade.

"Poder contribuir com a formação dos estudantes de Rondônia através de exposições temáticas como essa é uma maneira de nos aproximarmos mais da sociedade e mostrando nosso trabalho", explica Cassiano Castro, chefe da unidade da CPRM em Porto Velho.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.