Quarta-feira, 14 de outubro de 2020

ASGMI vai apresentar o Mapa Metalogenético da América Central e do Caribe

A secretaria-geral da Associação de Geologia e Serviços de Mineração Ibero-Americanos (ASGMI) vai apresentar o Mapa Metalogenético da América Central e do Caribe. A apresentação será no dia 20 de outubro, às 12h, horário de Brasília.

O Mapa Metalogenético da América Central e do Caribe é o resultado dos trabalhos de compilação, interpretação e síntese da informação geológica, tectonostratigráfica e metalogenética da região, realizados por uma equipe de trabalho da ASGMI coordenada pelo Dr. Eduardo Zappettini, Presidente do Serviço de Mineração Geológica Argentina (SEGEMAR), sob os auspícios da Comissão da Carta Geológica do Mundo.

O mapa cobre uma área de aproximadamente 4 milhões de km2, apresenta informações sobre 567 depósitos de minerais metálicos, industriais e de gemas, e é acompanhado por um texto explicativo que descreve os elementos tectonostratigráficos, os depósitos minerais associados e uma síntese do evolução tectônica e metalogenética regional. O banco de dados que suporta o mapa também inclui dados de 333 depósitos e ocorrências não representadas graficamente por razões de escala e/ou sobreposição com outros igualmente representativos dos modelos de depósito envolvidos.

A programação conta com a presença das seguintes autoridades:
• Dr. Eduardo Zappettini, coordenador geral da equipe de trabalho e Presidente do Serviço Geológico de Minas da Argentina (SEGEMAR).
• Dra. Gloria Prieto, Diretora de Recursos Minerais do Serviço Geológico Colombiano.
• Dra. Natalia Amezcua, Coordenação de Relações Internacionais do Serviço Geológico Mexicano.
• Dr. Lukas Zurcher, Especialista em Recursos Minerais do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
• Dr. Ing. Santiago Muñoz, Diretor do Serviço Geológico Nacional da República Dominicana.
• Dra. Xiomara Cazañas, Especialista em Recursos Minerais, do IGP-Serviço Geológico de Cuba.
• Dr. Manuel Pubelier, Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS por sua sigla em francês) e Presidente da Comissão da Carta Geológica do Mundo.

O webinar de apresentação do Mapa Metalogenético da América Central e do Caribe constitui um ato de divulgação científico-técnica das atividades da ASGMI, aberto aos interessados no assunto, que requer inscrição prévia.



Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscom@cprm.gov.br
leticia.peixoto@cprm.gov.br
(61) 2108-8400

  • Imprimir