‘Mulheres Negras Intelectuais’ debate representatividade negra na sociedade

Segunda-feira, 08 de agosto de 2022

‘Mulheres Negras Intelectuais’ debate representatividade negra na sociedade

Evento contou com a participação da pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil, Cristiane Melo.

O evento trouxe para o debate a importância da presença de mulheres negras nos espaços acadêmicos e em profissões consideradas de elite

O Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, o IFPE, Campus Recife, realizou, entre os dias 27 e 30 de junho, a ‘X Mostra de Extensão’ do IFPE - Campus Recife Professora Márcia Moura -, na qual contou com a roda de conversa “Mulheres Negras Intelectuais”. O objetivo do evento foi ressaltar a importância da inserção das mulheres negras no meio social. A pesquisadora em Geociências, Cristiane Melo, da Superintendência de Recife (SUREG/RE), representou o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) palestrando na roda de conversa, que trouxe ao debate assuntos como a presença da mulher negra no mercado de trabalho, na Academia, bem como as violências sofridas devido ao gênero e cor da pele.

Durante a palestra, estudantes, e servidoras do IFPE tiveram a oportunidade de trocar experiências com a pesquisadora, que abordou, também, temas como a inserção - cada vez maior - da presença da mulher negra em áreas dedicadas às ciências, políticas inclusivas, e políticas educacionais - sempre preservando a valorização da identidade étnico-racial, focando na percepção da representatividade de mulheres negras em postos de destaque, e de poder de decisão na sociedade.

Cristiane afirmou que mulheres negras compõem uma parcela numerosa da população, mas, geralmente, são reconhecidas por serem mantenedoras de suas famílias. “A maioria delas têm postos de trabalho ainda ligados a atividades laborais do cuidado e da educação - atividades tidas como menos valorizadas socialmente. A sensação que temos é de que mulheres negras não são capazes de exercer funções mais importantes no mercado de trabalho. Ao redor do mundo, há a presença marcante de mulheres negras intelectuais. Precisamos conhecê-las, citá-las, honrá-las e divulgá-las, para tornarmos comum a presença de mulheres negras em postos laborais elitizados”, avaliou Cristiane, considerando, ainda, que, para além do incentivo a oportunidades igualitárias no mercado de trabalho, o debate revelou aos participantes a importância do estímulo à educação e de políticas de cotas raciais para difundir a presença negra nos meios acadêmicos.

X Mostra de Extensão do IFPE Campus Recife Professora Márcia Moura

Realizada anualmente, a roda de conversa ‘Mostra de Extensão’ discute diversos temas atuais daquilo que é produzido pela e na Instituição, a fim de expandir o conhecimento em assuntos relevantes para a sociedade. A cada ano, assuntos diversos são selecionados, com o intuito de dar à comunidade a oportunidade de conhecer o que está sendo produzido no Campus Recife do IFPE. O evento é gratuito e aberto ao público

Mayara Ferreira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
  • Imprimir