Saiba mais - Rede Hidrometeorológica do Aquífero Urucuia – RHUrucuia

Saiba mais - Rede Hidrometeorológica do Aquífero Urucuia – RHUrucuia

Estrutura

A RHUrucuia fornece informações de cota e vazão diária média dos rios, chuva diária acumulada e alguns dados climáticos (precipitação, temperatura do ar, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, radiação solar global, direção do vento e velocidade do vento), aferidos de 15 em 15 minutos.

Estações Climatológicas

São 12 estações climatológicas automáticas, onde são monitoradas as seguintes variáveis: precipitação, velocidade e direção do vento, radiação solar, umidade relativa do ar, pressão atmosférica e temperatura do ar, no intervalo de 15 minutos.

Estações Pluviométricas

As estações pluviométricas automáticas e convencionais são operadas simultaneamente, estando localizadas em 17 pontos da região. As automáticas fazem o monitoramento das seguintes variáveis: precipitação, temperatura e umidade relativa. E as convencionais observam a chuva acumulada diária, no horário das 7h.

Estações Fluviométricas

Os níveis dos rios são monitorados duas vezes por dia (7h e 17h) em 17 estações fluviométricas convencionais, onde são realizadas medições de vazão três a quatro vezes por ano.

  • Imprimir