-
Sobre a CPRM
-
-
O Serviço Geológico do Brasil, também conhecido como CPRM devido à sua razão social Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, cuja missão é gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
-
-
Assuntos Internacionais
-
-
O Serviço Geológico do Brasil - CPRM é um dos setores do governo federal responsável pela execução da cooperação técnica internacional no âmbito das Ciências da Terra, estabelecida entre o governo brasileiro e outros países ou organismos internacionais.
-
-
Informação Pública
-
-
O Serviço Geológico do Brasil - CPRM disponibiliza neste espaço informações de interesse público, incluindo as classificadas como Transparência Ativa, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação - LAI, a qual estabelece que órgãos e entidades públicas devem divulgar as informações de interesse geral ou coletivo, salvo as de caráter confidencial.
-
-
Fale Conosco
-
-
O Serviço Geológico do Brasil - CPRM disponibiliza diferentes canais de comunicação a fim de melhor servir seu público. Para entrar em contato, leia atentamente a descrição de cada um e opte pelo canal mais apropriado. Antes, verifique a relação de Perguntas Frequentes.
-
- Geologia
- Recursos Minerais
- Gestão Territorial
- Hidrologia
- Redes Institucionais
Setorização de Risco Geológico
A Setorização de Áreas de Risco Geológico corresponde a documentos cartográficos que representam as áreas sob "situação de perigo, perda ou dano, ao homem e suas propriedades, em razão da possibilidade de ocorrência de processos geológicos, induzidos ou não" (Cerri, 1993). As áreas de risco geológico se restringem às regiões atualmente ocupadas e, portanto, são constituídas por uma ou mais edificações propensas a serem atingidas e danificadas por um dado evento geológico, seja ele natural ou induzido por ações humanas.
Após sucessivos desastres naturais ocorridos nas últimas décadas, em 2011 o Serviço Geológico do Brasil - CPRM passou a integrar o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, a partir de quando foram então iniciadas as ações de mapeamento de áreas de risco geológico com abrangência nacional.
Os trabalhos são realizados em escala de detalhe, juntamente com as defesas civis municipais, e consistem na avaliação de áreas que apresentam potencial ou histórico de ocorrência de desastres.
O objetivo é apontar à Defesa Civil e aos gestores municipais, estaduais e federais quais são as áreas prioritárias para a implantação de ações de gerenciamento, mitigação, monitoramento e resposta frente aos desastres naturais. Em função dos indícios observados em campo, o grau de risco pode ser classificado em baixo, médio, alto ou muito alto, sendo os dois últimos os objetos principais do projeto.
- Sobre a CPRM
- Assuntos Internacionais
- Informação Pública
- Fale Conosco
- Geologia
- Recursos Minerais
- Gestão Territorial
- Hidrologia
- Redes Institucionais
- Notícias
- Acesso Corporativo