Projeto GIDES-JICA

Os desastres naturais de origem geológica e hidrológica ocorridos no Brasil (principalmente na Região Serrana do Rio de Janeiro em janeiro de 2011), associados a movimentos de massa (deslizamentos, corridas de massa e inundações), levaram o governo federal a reestruturar as estratégias e políticas nacionais de enfrentamento aos desastres naturais.

Frente a esse desafio foi incorporado ao Plano Plurianual 2012-2015 do governo federal o programa Gestão do Risco de Desastres e Programa de Resposta, que contou com a colaboração do governo japonês, através de um acordo de cooperação técnica internacional (CTI) para a elaboração do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais - GIDES.

A CTI entre Brasil e Japão ocorreu entre 2013 e 2017, sendo firmada pelo Ministério das Cidades - MCidades em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, o Ministério da Integração Nacional - MI e o Serviço Geológico do Brasil - CPRM, através da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores - ABC/MRE e da Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA.

O projeto desenvolveu-se em cinco eixos temáticos: avaliação e mapeamento de áreas de perigo e risco; monitoramento e alerta (sistemas de monitoramento e alerta antecipado de risco); obras de prevenção e reabilitação; planejamento da expansão urbana em áreas com suscetibilidade a movimentos de massa e planejamento dos planos de contingência.

A CPRM foi responsável por desenvolver a metodologia para análise de perigo e risco frente aos processos de movimentos gravitacionais de massa que mais geram danos no Brasil, a saber: deslizamentos planares e rotacionais, fluxo de detritos e queda de blocos. Essa metodologia originou as Cartas de Perigo Geológico.

Essa ação conjunta das práticas de gestão integrada foi premiada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR/ONU) e pela JICA.

Veja Também

Contato e Informações

Thiago Dutra dos Santos
E-mail: thiago.santos@cprm.gov.br

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.