Cartas de Perigo Geológico

As Cartas de Perigo Geológico são documentos cartográficos que representam a probabilidade de um determinado risco geológico ocorrer. No âmbito deste projeto são avaliadas áreas com perigo geológico a movimentos gravitacionais de massa em áreas ocupadas e não ocupadas do território municipal. Com isso, busca-se subsidiar a tomada de decisão de gestores públicos e profissionais dos setores público e privado que atuam promovendo ações de identificação, prevenção e recuperação no gerenciamento dos riscos, a fim de orientar a elaboração dos planos de contingência e a emissão de alertas às comunidades em risco.

O levantamento e a caracterização desse processo são executados em áreas identificadas como de interesse do município (zonas ocupadas e não ocupadas entendidas como vetores de crescimento a médio e longo prazos). Esse trabalho consiste numa modelagem matemática feita em escritório, a qual posteriormente é validada em trabalho de campo por uma equipe de pesquisadores que percorre todas as áreas definidas como de interesse pelo município.

Objetivo

Cartografar, dentro dos limites dos municípios, áreas com perigo de movimentos gravitacionais de massa classificado como baixo, médio, alto ou muito alto.

Contato e Informações

Thiago Dutra
E-mail: thiago.santos@cprm.gov.br

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.