Ação Emergencial no Bairro Pinheiro (Maceió, AL)

Historicamente, o bairro Pinheiro, localizado no município de Maceió (AL), vem apresentando surgimentos de inúmeras fissuras e afundamentos em moradias e vias públicas. Esses fenômenos se intensificaram após as fortes chuvas de verão, ocorridas em 15 fevereiro de 2018, e o abalo sísmico (tremor de terra) de magnitude 2,4 mR (escala de magnitude regional para o Brasil), no dia 3 de março de 2018, nesta região.

O evento produziu danos significativos, como fissuras, trincas e rachaduras em edificações, ruas e passeios em uma área expressiva do bairro, inclusive com a interdição de diversas moradias.

A Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil do Município de Maceió foi então acionada pela população (ocorrência RO-0170/2018). Após reunir evidências e averiguar o cenário, solicitou apoio da CPRM, através da sua Superintendência Regional de Recife.

Complementarmente, em 23 de maio de 2018, estabeleceu-se um grupo de trabalho multidisciplinar envolvendo Prefeitura Municipal de Maceió, Defesa Civil de Alagoas e Maceió, Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM, Agência Nacional de Mineração - ANM, Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD e Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Com o objetivo de informar a população sobre os estudos que o Serviço Geológico do Brasil - CPRM vem desenvolvendo no bairro Pinheiro, formulamos abaixo algumas perguntas e respostas que serão constantemente atualizadas conforme os trabalhos forem avançando e os resultados sendo obtidos.

Os números da Defesa Civil são 0800-0306205 e (82) 3315-1437.

Veja Também

Portarias

Dados Técnicos


Clique para ampliar
  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.