Galeria de Imagens - Bairro Pinheiro

Galeria de Imagens - Bairro Pinheiro

Mapeamento das Rachaduras e do Afundamento

Período: junho e novembro de 2018
Objetivo: identificação de sinais de instabilidade e sua disposição espacial.
Resultado:



Aplicação do Método Geofísico GPR

Período: setembro de 2018
Objetivo: utilização do método geofísico GPR (Ground Penetrating Radar) dentro de residências e em vias públicas para tentar obter uma radiografia do subsolo embaixo de casas e de ruas. São 15 perfis na Rua Joaquim Gouveia de Albuquerque (sendo 11 no número 379 - ed. Albarello); 1 perfil na rua sem nome; 24 perfis na Rua Prof. Mário Marroquim (sendo 2 na casa da sra. Adriana e 21 no número 491 - casa do epicentro); 16 perfis na Rua Luiz Rizzo, 631 (casa da Sra. Aline); 9 perfis no CEPA; 1 perfil na Rua Tavares Bastos, 165 (casa); 1 perfil na Rua Tereza de Azevedo; 12 perfis na Rua Francisco Freire Ribeiro, 219 (casa rosa); 8 perfis na Rua Jornalista Augusto Vaz Filho; 4 perfis na Rua Francisco Amorim; 6 perfis na Rua Pedro Suruagy.
Resultado: em andamento



Levantamento Batimétrico Sísmico (Embarcado) do Complexo Lagunar

Período: 07 a 24 de janeiro de 2019
Objetivo: definição do relevo e das estruturas geológicas/descontinuidades do fundo das lagoas Mundaú e Manguaba, em busca de sinais de subsidência ou que indiquem alterações morfológicas anormais.
Resultado: em andamento



Levantamento Geofísico - Método Eletroresistividade

Período: 14 a 26 de janeiro e 01 a 13 de abril de 2019
Objetivo: método investigativo a ser aplicado com o objetivo de analisar o substrato do bairro em cerca de 40m nas áreas mais atingidas, onde a logística permitir. Está prevista a realização de 9 perfis: Rua José Dionísio Sobrinho; Rua Rosalvo Prata; Rua Prof. Mário Marroquim; Alameda Dr. Claudenor de Albuquerque Sampaio; Rua Bela Vista/Rua do Arame; Rua Basileu de Meira Barbosa; Rua Miguel Palmeira; Rua Goiás; Rua Prof José da Silveira Camerino. Poderá ser usado, ainda, como método complementar ao AMT, nas possíveis anomalias.
Resultado: em andamento


Estudos Geológicos e Geotécnicos (Sondagens)

Período: 21 a 31 de janeiro de 2019
Objetivo: estudos voltados para investigação e caracterização do perfil de solo e sedimentos quem compõem o terreno do bairro Pinheiro em profundidade, a fim de verificar possíveis relações com a deformação do terreno em superfície.
Resultado: foram executadas 8 sondagens, incluindo descrição e amostragem.


Levantamento Cartográfico (Topografia)

Período: 28 de janeiro a 22 de fevereiro de 2019
Objetivo: levantamento geodésico de alta precisão para obtenção de coordenadas planialtimétricas por rastreio de satélites artificiais do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e determinação da cota (altimetria) da boca dos poços de extração de sal-gema e água. Este marco materializado servirá de referência para os demais levantamentos topográficos realizados na área de estudo.


Instalação da Rede Sismográfica

Período: instalação - 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2019 | testes - 02 a 05 fevereiro de 2019
Objetivo: implantação de rede sismográfica provisória com a instalação de estações para registro e monitoramento das atividades sísmicas na região. A cobertura da rede tem o propósito de monitorar o bairro Pinheiro e arredores, dando condições de registrar os microtremores, que na sua maioria não são perceptíveis pela população, além de dar a condição de ser criado um mapa de localização destas vibrações e suas magnitudes.
Resultado: finalizado


Levantamento Geofísico – Gravimetria

Período: 04 de fevereiro a 23 de fevereiro e 1º a 10 de abril
Objetivo: gravimetria é um método não invasivo, que estuda as variações da aceleração de gravidade ponto a ponto sobre a superfície terrestre. A aplicação deste método está relacionada, fundamentalmente, à diferença entre a densidade das rochas ou alvos de interesse. Um corpo (alvo) com densidade mais elevada do que as rochas ao seu entorno produz um aumento de massa, essa massa “extra” é conhecida como anomalia positiva. O contrário, quando um corpo tem densidade mais baixa do que as rochas no entorno, é chamada de anomalia negativa. Os equipamentos utilizados nesse tipo de levantamento são basicamente o gravímetro e um GPS diferencial.


  • Imprimir