Patrimônio Geológico

A geologia e a paisagem influenciaram profundamente a sociedade, a civilização e a diversidade cultural de nosso planeta, mas até poucos anos atrás não havia o reconhecimento internacional do patrimônio geológico e não havia especificamente uma convenção internacional sobre o tema.

O patrimônio geológico constitui o registro de feições notáveis da geodiversidade, representadas por sítios geológicos de valor excepcional à memória geológica da região, de importância nacional ou regional. Esses sítios são locais-chave para o entendimento da origem e da evolução da Terra e da vida na Terra, desde a sua formação, razão pela qual precisam ser conservados.

O Projeto Sítios Geológicos Notáveis do Brasil (atual Geoturismo), com início em 2017, consiste no inventário e na avaliação quantitativa das mais valiosas ocorrências da geodiversidade. São passos essenciais em qualquer estratégia de geoconservação e para o estabelecimento de prioridades na gestão de um sítio. Baseia-se sobretudo em critérios científicos, sendo levado em consideração, por exemplo, o valor educativo, que é essencial para a formação de alunos e professores de todos os níveis de ensino. Ademais, o interesse turístico e cultural é importante na promoção da geologia junto ao público leigo e pode contribuir para o desenvolvimento sustentado das populações locais.

Assim, o patrimônio geológico é identificado especificamente como aquele que possui necessidade de conservação, principalmente se ameaçado por atividades humanas, podendo ser perdido ou danificado. Cada vez mais países começam a desenvolver iniciativas para reconhecer importantes sítios geológicos dentro de suas fronteiras nacionais.

PRODUTO:

Contato e Informações

Carlos Schobbenhaus
E-mail: carlos.schobbenhaus@cprm.gov.br