Levantamento da Geodiversidade

A Geodiversidade (ou diversidade geológica) é a variedade de elementos e processos geológicos que deram origem ao planeta Terra e continuam o transformando. Com enfoque na gestão e no ordenamento territorial, o Serviço Geológico do Brasil - CPRM definiu a geodiversidade como sendo a natureza abiótica (meio físico) constituída por uma variedade de ambientes, fenômenos e processos geológicos que dão origem a paisagens, rochas, minerais, águas, solos, fósseis e outros depósitos superficiais que propiciam o desenvolvimento da vida na terra, tendo como valores intrínsecos a cultura, o estético, o econômico, o científico, o educativo e o turístico.

O programa Levantamento da Geodiversidade teve início em 2006. Constitui-se numa síntese dos grandes geossistemas formadores do território nacional (diversos componentes naturais como rocha, relevo, solo e água) que se encontram em conexão uns com os outros, tomando-se por base a análise da constituição litológica da área, evidenciando suas limitações e potencialidades. Ao longo desse período, o levantamento foi feito em todo o território nacional, gerando mapas estaduais, assim como em áreas com temáticas específicas.

Dotado de uma linguagem voltada para múltiplos usuários, o Mapa de Geodiversidade compartimenta o território brasileiro em unidades geológico-ambientais, traduzindo o conhecimento geológico-científico com vistas à sua aplicação no uso adequado do território, notadamente nas áreas: obra civil, agricultura, recursos hídricos, recursos minerais e geoturismo.

Veja Também

Contato e Informações

Maria Angélica Barreto Ramos
E-mail: angelica.barreto@cprm.gov.br

Marcely Machado
E-mail: marcely.machado@cprm.gov.br

  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.