Cartas de Padrões de Relevo Municipais
As Cartas de Padrões de Relevo Municipais, elaboradas de semidetalhe, estão associadas a um banco de dados georreferenciado que apresenta gráfica e espacialmente a compartimentação topográfica do relevo em táxons hierárquicos e diferentes parâmetros de análise geomorfológica. Deste modo, o relevo é classificado em unidades morfoestruturais, unidades morfoesculturais, unidades geomorfológicas e padrões de relevo; sendo estes últimos caracterizados quanto à amplitude e declividade predominantes no padrão.
Os diferentes níveis de classificações permitem analisar diferentes aspectos geomorfológicos, como a morfogênese, a morfodinâmica, a cronologia e a morfologia (morfografia e morfometria). A utilização da carta pressupõe a consulta ao documento técnico que a acompanha, denominado Biblioteca de Padrões de Relevo, onde são apresentados os diferentes aspectos geomorfológicos que diferenciam as unidades (Dantas, 2013).
Tais cartas apresentam um relevante valor intrínseco, podendo ser utilizadas para diversas finalidades e pelos mais diferenciados atores sociais, destacando-se universidades, centros de pesquisa e órgãos de gestão e planejamento em todas as esferas governamentais, especialmente em âmbito municipal.
As informações geradas para a elaboração da carta estão em conformidade temática com as escalas 1:25.000, podendo eventualmente ser apresentadas em escalas menores.
Veja Também
- Nota Técnica Cartas de Padrões de Relevo Municipais
- Mapa de Declividade em Percentual do Relevo Brasileiro
- Catálogo de Metadados da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE
- União da Geomorfologia Brasileira – UGB
- Revista Brasileira de Geomorfologia
Contato e Informações
Marcelo Eduardo Dantas
E-mail: marcelo.dantas@sgb.gov.br