Projeto Geoparques

Projeto Geoparques

Seguindo conceitos dos Geoparques Globais da Unesco, o Projeto Geoparques, criado pelo Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM, em 2006, possui um importante papel indutor na criação de geoparques no território nacional, uma vez que esse projeto tem como premissa básica identificação, levantamento, descrição, inventário, diagnóstico e ampla divulgação de áreas com potencial para ser um geoparque.

Para o Projeto Geoparques concorre a experiência do corpo técnico do SGB, além do aporte de estudos e propostas da comunidade geocientífica. Em alguns casos, essa atividade indutora é feita em parceria ou com o apoio de entidades governamentais ou privadas, em especial universidades, que tenham interesses comuns, em consonância com as comunidades locais. Uma série de relatórios técnicos de propostas de geoparques já foram concluídas e outros estão em fase de execução pelo projeto.

A ação catalisadora desenvolvida pela empresa representa, entretanto, somente o passo inicial para o futuro geoparque. A posterior criação de uma estrutura de gestão do geoparque, contando com pessoal técnico especializado e outras iniciativas complementares, é essencial e deverá ser proposta por autoridades públicas, comunidades locais e interesses privados agindo em conjunto.

A iniciativa de apresentar propostas de geoparques tem tido uma excelente receptividade em meios acadêmicos, órgãos governamentais de âmbitos federal, estadual e municipal; iniciativa privada; bem como dentre as populações locais. Ações para a implantação de novos geoparques no Brasil já podem ser observadas em diversas áreas do país.

Em 2012, o SGB publicou o primeiro volume do livro "Geoparques do Brasil - Propostas", das quais 14 propostas relacionam-se ao Projeto Geoparques. Três propostas adicionais dessa publicação são contribuições externas: Campos Gerais (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e Minérios do Paraná - Mineropar), Guarulhos (Prefeitura de Guarulhos - SP), Costões e Lagunas do Rio de Janeiro (Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro - DRM).

Um segundo volume do livro "Geoparques do Brasil - Propostas" encontra-se em editoração e deverá conter 10 propostas de geoparques do Projeto Geoparques e uma proposta externa apresentada pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM.

LIVRO “GEOPARQUES DO BRASIL: PROPOSTAS”

Publicado pelo SGB em 2012

  • Imprimir