Trem de Alta Velocidade - TAV

O Projeto TAV (Trem de Alta Velocidade) teve início em 2008, quando o Serviço Geológico do Brasil - CPRM recebeu a missão de executar estudos geológico-geotécnicos nos trechos de interligação entre as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, com uma extensão aproximada de 520km. O projeto faz parte dos estudos para obras de engenharia e infraestrutura da empresa.

A CPRM avaliou, ao longo do traçado do TAV, os terrenos superficiais e subsuperficiais que representavam riscos de desastres de natureza geológico-geotécnica, ameaçando a segurança do empreendimento, tais como processos erosivos, deslizamento de encostas, subsidências, colapsos, expansão de solos, recalque de solos e abalos sísmicos.

O resultado desses estudos foi utilizado para o levantamento dos custos da obra de construção do TAV, com o objetivo de subsidiar os procedimentos de licitação do empreendimento.

O projeto foi concluído em 2009. Os produtos digitais (mapas e relatórios em formato PDF e SIG) estão disponíveis abaixo, conforme seu período de elaboração.

Contato e Informações

Jorge Pimentel
Coordenador do Projeto TAV
E-mail: jorge.pimentel@cprm.gov.br

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.