-
Sobre a CPRM
-
-
O Serviço Geológico do Brasil, também conhecido como CPRM devido à sua razão social Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, cuja missão é gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
-
-
Assuntos Internacionais
-
-
O Serviço Geológico do Brasil - CPRM é um dos setores do governo federal responsável pela execução da cooperação técnica internacional no âmbito das Ciências da Terra, estabelecida entre o governo brasileiro e outros países ou organismos internacionais.
-
-
Informação Pública
-
-
O Serviço Geológico do Brasil - CPRM disponibiliza neste espaço informações de interesse público, incluindo as classificadas como Transparência Ativa, em cumprimento à Lei de Acesso à Informação - LAI, a qual estabelece que órgãos e entidades públicas devem divulgar as informações de interesse geral ou coletivo, salvo as de caráter confidencial.
-
-
Fale Conosco
-
-
O Serviço Geológico do Brasil - CPRM disponibiliza diferentes canais de comunicação a fim de melhor servir seu público. Para entrar em contato, leia atentamente a descrição de cada um e opte pelo canal mais apropriado. Antes, verifique a relação de Perguntas Frequentes.
-
- Geologia
- Recursos Minerais
- Gestão Territorial
- Hidrologia
- Redes Institucionais
Trem de Alta Velocidade - TAV
O Projeto TAV (Trem de Alta Velocidade) teve início em 2008, quando o Serviço Geológico do Brasil - CPRM recebeu a missão de executar estudos geológico-geotécnicos nos trechos de interligação entre as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, com uma extensão aproximada de 520km. O projeto faz parte dos estudos para obras de engenharia e infraestrutura da empresa.
A CPRM avaliou, ao longo do traçado do TAV, os terrenos superficiais e subsuperficiais que representavam riscos de desastres de natureza geológico-geotécnica, ameaçando a segurança do empreendimento, tais como processos erosivos, deslizamento de encostas, subsidências, colapsos, expansão de solos, recalque de solos e abalos sísmicos.
O resultado desses estudos foi utilizado para o levantamento dos custos da obra de construção do TAV, com o objetivo de subsidiar os procedimentos de licitação do empreendimento.
O projeto foi concluído em 2009. Os produtos digitais (mapas e relatórios em formato PDF e SIG) estão disponíveis abaixo, conforme seu período de elaboração.
Contato e Informações
Jorge Pimentel
Coordenador do Projeto TAV
E-mail: jorge.pimentel@cprm.gov.br
- Sobre a CPRM
- Assuntos Internacionais
- Informação Pública
- Fale Conosco
- Geologia
- Recursos Minerais
- Gestão Territorial
- Hidrologia
- Redes Institucionais
- Notícias
- Acesso Corporativo