Saiba Mais - Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico

Saiba Mais - Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico

A história do Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM em ações de capacitação em percepção e mapeamento de riscos geológicos começou em 2006, através da parceria firmada com o Município de Nova Friburgo/RJ. Durante essa parceria foram capacitados os técnicos do município envolvidos com as ações de risco. Também nessa parceria foi criada a Cartilha Comunidade Mais Segura - Mudando Hábitos e Reduzindo Riscos de Movimentos de Massa e Inundações, material educativo voltado ao público infanto-juvenil.

Essas ações, apesar de embrionárias, são relevantes até os dias atuais. Mas foi a partir do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, em 2012, que a atuação do SGB nas ações de capacitação em percepção e mapeamento de riscos geológicos passou a fazer parte da estratégia do Governo Federal, através do Plano Plurianual - PPA.

As ações de capacitação passaram a ser desenvolvidas em diversos níveis, sendo o de maior alcance o curso oferecido através da parceria com a Escola Nacional de Administração Pública e com a Escola Virtual do Governo, intitulado Curso de Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico. Essa ferramenta é oferecida de forma gratuita e aberta ao público em geral. Dessa forma, permite ao aluno administrar o próprio tempo e estudar o material nos dias e horários de maior conveniência.

Também na modalidade on-line são oferecidos cursos com aulas síncronas, com a vantagem da interlocução direta com os profissionais do SGB. Essa modalidade é restrita a agentes públicos com atuação direta na área, em especial os profissionais de Defesa Civil dos estados e municípios. Nessa categoria os participantes têm possibilidade de interação, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências.

O SGB oferece também às Defesas Civis municipais e estaduais cursos presenciais que, dentre os mencionados, é o que proporciona a mais completa experiência aos participantes. Além do contato direto com nossos profissionais, são realizadas etapas de campo, com visitas às áreas de risco para discussões e debates, trazendo o conteúdo teórico para as ações práticas.

Quanto aos cursos de nível mais avançado, esses são realizados em ambiente acadêmico, através de parcerias com as universidades. Nesse nível são ministrados cursos e palestras dentro da grade curricular das instituições de ensino direta ou indiretamente ligada ao tema de gestão de riscos geológicos e prevenção de desastres naturais. Recentemente, parcerias têm sido firmadas com várias universidades, como a Universidade Federal Fluminense - UFF, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Universidade de Brasília - UnB.

O objetivo principal dessa ação é difundir o conhecimento ligado à percepção e mapeamento de riscos geológicos. Nas capacitações dos servidores públicos ligados às Defesas Civis municipais e estaduais, o retorno à sociedade é direto, pois a capacitação dos servidores leva a uma melhoria na qualidade dos serviços prestados à população.

A oferta dos cursos à população em geral tem como objetivo uma melhoria da relação da sociedade com o meio, buscando um maior conhecimento e compreensão dos fenômenos geradores e potencializadores de risco; já as ações desenvolvidas em ambiente universitário visam à difusão do conhecimento e ao fomento da pesquisa em gestão de riscos e prevenção de desastres.

Nas capacitações oferecidas pelo SGB são abordados conceitos fundamentais e vocabulário técnico, além de serem discutidos e exemplificados os processos físicos que levam à ocorrência de movimentos de massa, erosões e inundações. Também são apresentados, brevemente, os projetos do SGB que dão apoio à gestão integrada de riscos e desastres, tanto no âmbito da metodologia de execução, quanto na leitura e no uso dos produtos finais.

Assim, a visão estratégica que norteia essa ação é o uso da difusão do conhecimento para o fortalecimento da capacidade de gestão de riscos e resposta a desastres naturais no país. Tal ação busca uma mudança na cultura da população no que diz respeito à relação da sociedade com os elementos naturais deflagradores de risco.

Os cursos de capacitação são realizados nas modalidades presencial e remota, sendo essa no formato EaD (Ensino a Distância). Na modalidade presencial são feitas aulas teóricas e aulas práticas em campo. As aulas em campo buscam consolidar o conhecimento dos participantes, com visitas às áreas de risco, discussões sobre os processos físicos atuantes e sobre as alternativas de gestão que podem ser adotadas em cada situação.

Na modalidade remota, o SGB disponibiliza duas categorias de cursos, a saber: síncrona e assíncrona. Na categoria de cursos síncronos, as aulas são realizadas em ambiente virtual, com palestrantes e alunos conectados em tempo real. Nessa categoria os participantes têm uma possibilidade de interação, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências. Já no curso de modalidade assíncrona as aulas são oferecidas através da plataforma da Escola Virtual do Governo e da Escola Nacional de Administração Pública (Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico). Essa modalidade permite uma maior flexibilidade com relação aos horários, facilitando o acesso ao curso a um número maior de pessoas. O curso é gratuito e aberto ao público geral.

Além deste curso, ainda na modalidade assíncrona, o Serviço Geológico do Brasil (SGB), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), lançou o curso Políticas Públicas de Gestão de Risco e Resposta a Desastres em Nível Municipal. A capacitação, gratuita e online, é aberta ao público geral e tem oito horas de carga horária. Não há limite de vagas.

Com o curso, pretende-se ampliar o conhecimento sobre protocolos internacionais acerca da prevenção de riscos e gestão de desastres. Além disso, as atividades permitirão o desenvolvimento de estratégias relacionadas à redução de riscos de desastres, bem como as ações mais recorrentes nas políticas e nos planos estaduais para proteção e defesa civil.

Para acompanhar a atividade, basta acessar a plataforma FGV Online e preencher a ficha de inscrição. O curso é recomendado para estudantes do ensino superior e profissionais que desejam expandir o entendimento sobre o assunto.

O objetivo principal dos cursos de capacitação promovidos pelo SGB é proporcionar aos participantes um nível básico de conhecimento sobre riscos geológicos. Permitindo, assim, uma formação inicial àqueles que não detêm conhecimento prévio ou atualizando as informações aos que já possuem uma vivência na problemática do risco geológico. Desta forma, embasa-se a formação continuada de cada profissional.

  • Imprimir