Projeto de Educação Ambiental - Recuperação de Áreas Degradadas por Carvão na Bacia Carbonífera de Santa Catarina

O Projeto de Educação Ambiental (PEA) da Bacia Carbonífera de Santa Catarina foi criado para desenvolver atividade socioambiental, abrangendo os proprietários das áreas e a comunidade do entorno. Com este intuito a equipe técnica desenvolveu um projeto piloto no munícipio de Treviso – SC no ano de 2020, com apoio da Secretaria de Educação e da Fundação de Meio Ambiente municipal (Figura 1). A parceria possibilitou propor e desenvolver programas para atender as necessidades da ação de recuperação ambiental executado pelo Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM e da comunidade de Treviso.

 Figura 1 – Evento de lançamento do Projeto de Educação Ambiental (PEA) da Bacia Carbonífera de Santa Catarina na Prefeitura Municipal de Treviso – SC. Fonte: Janis Linda L. Morais, 2020, SUREG-PA.

Dentro deste contexto, o projeto propõe a sociedade da Bacia Carbonífera ações em parceria (se possível) com as prefeituras municipais, onde as obras encontram-se em fase de monitoramento ambiental, bem como ações internas para o SGB de acordo com os programas abaixo.

SGB na Comunidade Escolar

O programa propõe ações e atividades para serem executadas no âmbito escolar dos municípios situados na Bacia Carbonífera de Santa Catarina, de preferência com o apoio das secretarias de educação. O público alvo principal são os professores e alunos da rede pública municipal. As atividades principais são: capacitação para professores em atualização em Geociências (Figura 2) e sobre o Projeto de Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera de Santa Catarina; palestras e visitas as áreas recuperadas para os alunos de ensino fundamental e médio; e oficinas educativas (Figura 3 e 4) para todos os anos escolares, que deverão ser executadas em conjunto com os professores e instituições parceiras.

 Figura 2 – Fotografia da 1ª turma de professores do curso de atualização em Geociências oferecido pelo PEA em fevereiro de 2020 com apoio da Prefeitura Municipal de Treviso. Fonte: Janis Linda L. Morais, 2020, SUREG-PA.  Figura 3 – Atividades de reconhecimento de rochas e minerais realizada durante a oficina com os professores de Treviso em fevereiro de 2020.
Fonte: Janis Linda L. Morais, 2020, SUREG-PA.

Áreas em Recuperação das Extintas Carboníferas Treviso S.A. e BCA

 Clique na imagem e faça o download!

 Figura 4 – Convite de evento online executado com os professores de Treviso em agosto de 2020. Fonte: Angela da Silva Bellettini, SUREG-PA.

Papo Café

Eventos de divulgação do PEA para pais e comunidade, priorizando os proprietários das áreas e vizinhos no entorno. Serão abordados nos encontros o Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM e nossas ações na Bacia Carbonífera, apresentando os projetos principais e promovendo as ações de conscientização da preservação das áreas recuperadas.

Divulgação Técnica

Participação de empregados do SGB em semanas acadêmicas de universidades na Bacia Carbonífera; publicação de resumos e artigos técnicos; participação em simpósios e congressos pelos pesquisadores e técnicos que atuam em temáticas do projeto de recuperação ambiental; criação, apoio e organização de workshops técnicos.

Bacia Carbonífera na Imprensa

Ações de divulgação nas mídias sociais e impressa das atividades desenvolvidas pelo SGB dentro da temática (Figura 5). Através do desenvolvimento de vídeos explicativos, acompanhamento de eventos e atividades pela imprensa, estas atividades serão executadas pela equipe da Assessoria de Comunicação - ASSCOM e técnicos do projeto de educação ambiental.

  
Figura 5 – Imagem gráfica de divulgação das ações do Projeto de Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera divulgado no perfil do Instagram do SGB desenvolvido em conjunto pela equipe da ASSCOM e do NUMA.Fonte: Publicado no perfil do Instagram do SGB, 2020.
  • Imprimir